Bolos, Doces

Bolo de biscoito e banana

Encontrei esse bolo no site da da Helena Gasparetto, é uma receita da mãe dela, confesso que fiquei meio desconfiada ao ver uma receita com biscoitos ao invés de farinha, que maravilhosa surpresa, é um bolo incrível, simplesmente espetacular. Experimente!




Ingredientes:

4 bananas-nanicas bem grandes em rodelas, + a casca de uma delas, picadinha
3 ovos
1 e2/3 xícara de açúcar
½ xícara de óleo
2 xícaras de biscoitos doces moídos (biscoitos “leite” ou “maisena”)
½ xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e 1/2 colher (sopa) de canela em pó
½ colher (chá) de sal

Modo de fazer :
Pré-aqueça o forno em 180°.
Corte as bananas em rodelas. No liquidificador, coloque os biscoitos doces quebrados com a mão e bata até triturar e formar uma farofa. Transfira para uma tigela grande, e nela você peneira os ingredientes secos: farinha de trigo, sal, fermento e canela em pó. Reserve.


Nesse copo do liquidificador, coloque as bananas em rodelas, a casca picadinha, o óleo, o açúcar, os ovos e bata bem até formar um creme. Despeje esse creme sobre os ingredientes secos na tigela, e misture vigorosamente com um fouet, até ficar homogêneo.

Unte e enfarinhe uma assadeira retangular de 30 x 21 cm, e coloque a massa. Asse por volta de 35/40 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo. Espere esfriar completamente e corte em quadrados.
Arrume os pedaços em um prato grande, e sirva com a calda de chocolate (aquecida) à parte, e rodelas de banana. Obs. Nesta foto decidi colocar a calda sobre o bolo.
Dicas:

– Pode untar a forma e polvilhar com açúcar e canela no lugar na farinha, e ficará meio caramelizado.

– Faça em forminhas de muffins; uma bela idéia para congelar e/ou levar à casa da praia nas férias.
– Sirva o bolo sem calda, simplesmente polvilhado de açúcar e canela por cima, com um café ou chá.
– Coloque algumas rodelas de banana , “enfiando” na vertical, alinhadamente por todo o bolo; elas assarão e ficarão macias … e sirva quentinho com sorvete!