Carnes, Salgadas, Suína

Filé suíno com massa folhada e Batatas Douradas

Ingredientes:

1 filézinho suíno (aprox 1 kg)
1 cebola grande
4 dentes de alho
Azeite de oliva
1 limão
1/2 copo de vinho branco
Ramos de alecrim, sal e pimenta
1 disco de massa folhada
1 gema

Modo de fazer:
Tempere o filé inteiro com sal, pimenta, alho picado e limão. Com um barbante amarre os ramos de alecrim em volta de todo o filé, desta forma ele ficará firme para ser envolto na massa. Deixe marinar por no mínimo uma hora. Em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva sele o filé em todos os lados até ficar dourado. Em uma forma, leve ao forno médio por aproximadamente, sendo 40 minutos com papel alumínio e outros 20 minutos sem para dourar. Ao retirar o papel, regue com 1/2 como de vinho branco seco. Assim que estiver pronto, retire do forno, descarte o barbante e os ramos de alecrim e reserve para esfriar um pouco.

Na mesma forma utilizada para assar, coloque a cebola cortada em rodelas, um fio de azeite de oliva, doure-as com utilizando o líquido da forma até secar (caso tenha ficado pouco líquido você pode deglaçar com um pouquinho vinho). Assim que estiverem douradas e praticamente sem molho retire do fogo e deixe esfriar.

Espiche a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada, espalhe as cebolas douradas, disponha o filé sobre e enrole a massa. Pincele com uma gema batida e leve para assar em forno médio e pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos (até a massa abrir e ficar corada).

Batatas Douradas
Cozinhe 1/2kg de mini batatas em água e sal até ficarem macias, mas firmes, retire da água e reserve. Em uma frigideira grande coloque 1 colher de manteiga, alho picado, alguns raminhos de alecrim, sal, pimenta, acrescente as batatas e doure-as em fogo baixo até ficarem coradas. Use a própria frigideira para movimentá-las, para que elas fiquem bem inteiras.