Doces, Sobremesas, Tortas

Tarte Tatin

Existem histórias que contam que essa torta foi originada por um erro de duas irmãs francesas. Erro ou não, virou uma das minhas sobremesas prediletas.

Foto da Jacqueline Oliveira

Receita, que segundo a história teria sido criada após um erro de duas irmãs francesas. É difícil descrever a perfeição desse doce.

Ingredientes:
200gr de massa folhada
5 maçãs médias (não muito maduras)
Suco de 1 Limão
80gr de manteiga derretida
100gr de açúcar

Modo de fazer:
Descasque as maças, corte-as ao meio e elimine as sementes. Regue as maçãs com o suco de limão. Espalha a manteiga em uma forma de 22 a 24cm de diâmetro e 6 de profundidade, formando uma camada espessa. Salpique o açúcar e arranje a maçã com a parte arredondada para baixo.

Abra a massa em superfície levemente enfarinhada em um disco de aproximadamente 3mm de espessura e 2cm maior que o diâmetro da forma. Perfure a massa em 8 a 10 lugares com um garfo. Envolva a massa no rolo e desenrole sobre a maçã. Corte o excesso da massa com uma tesoura, deixando 1cm de borda em torno da beirada. Refrigere por pelo menos 20 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve a forma ao fogo médio por 10 a 15 minutos, até a manteiga e o açúcar terem amalgamado e borbulhado, formando um caramelo dourado. Com uma espátula, levante as extremidades da massa por toda a volta para verificar o tom dourado. Leve ao forno por cerca de 25 minutos até a massa ficar assada.

Retire a tarte do forno e inverta rapidamente sobre uma travessa, agora a massa ficará embaixo e a fruta na parte de cima. Caso as maçãs tenham se movido um pouco , você pode reposicioná-las levemente. Sirva ainda quente.

Dica: Sirva com sorvete de canela ou creme.