Suco de figo-da-índia | Um fruto delicioso
Aprenda a fazer um nutritivo suco de figo-da-índia, que aqui no Brasil também é conhecido como tuna ou fruto da palma.
Esse fruto originário do México oferece uma polpa saborosa, suculenta e refrescante ainda pouco conhecido no Brasil. De sabor adocicado, contrasta a delicadeza de suas flores com os espinhos quase invisíveis, mas nada inofensivos que se espalham por sua casca.
Na região Sudeste o figo é produzido comercialmente, mesmo assim é difícil de encontrar em feiras em supermercados e seu valor geralmente é alto.
No verão sempre temos essa fruta, pois na casa dos meus pais, em Serra Gaúcha, por incrível que pareça, esses cactos se desenvolveram muito bem e a cada ano nos presenteiam com muitas dessas delícias.
Leia abaixo algumas curiosidades extraídas do livro Livro Frutas Brasil Frutas:
No século 12, conta Clara Inés Olaya, os astecas deixaram Aztlán e iniciaram uma longa peregrinação em direção ao sul, em busca de um lugar para fixar morada. Por quase dois séculos caminharam, nômades, à procura do lugar ideal, até que um sacerdote deu ouvidos ao deus Huitzilopochtli, que ordenou: “Diz a todos os teus companheiros que no nopal onde habita a águia hão de povoar e que lá verão engrandecidas as suas gerações”. Então, em 1325, próximo ao lago Texcoco, avistaram a cena que nos séculos seguintes viria a simbolizar seu império: a águia pousada sobre aquela cactácea, onopal, com seus frutos maduros cobertos de pétalas vermelhas. Ali, fundaram Tenochtitlán, que significa “lugar onde o nopal cresce sobre a pedra”, hoje conhecido como Cidade do México.
O nopal, essa planta cactácea das zonas áridas, também é conhecido, no Brasil e em outras partes da América, como figo-da-índia. Explicar a origem desse nome, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que nem se trata de uma fruta da família do figo, nem é proveniente da Índia.
Ainda segundo Olaya, a partir do século 17, por iniciativa dos espanhóis que viram naquele fruto uma boa fonte de tinta corante vermelha, muito valorizada na época, o figo-da-índia espalhou-se por toda a europa, sobretudo na região do Mediterrâneo. Daí ganhou outros continentes, ocupando também a Ásia e o norte da África. Não se sabe ao certo como a fruta entrou no Brasil, mas presume-se, com base em seu nome, que não tenha vindo diretamente do México.
No Brasil, em diversos lugares o figo-da-índia é confundido com o fruto da palma, planta da mesma família e gênero (Opuntia), que recebe esse nome por ter forma de palmatória.
Suco de Figo-da-índia
Veja outras ideias de sucos saudáveis e gostosos para fazer em casa Suco de laranja, beterraba e couve, Suco de morango, couve e laranja e Suco de tomate, beterraba e espinafre.
- 6 figos-da-índia
- 300 ml de água gelada
- Com muito cuidado para não se machucar com os espinhos, espete um garfo em uma das extremidades do figo-da-índia, descasque sem tocá-lo, assim que todos os figos estiverem sem casca lave-os muito bem, assim como o recipiente, faca e garfo para que não reste nenhum espinho.
- Coloque no liquidificador os figos, a água gelada e bata bem.
- Coe, descarte as sementes e sirva bem gelado.
A inspiração vem daqui.
Parabéns pelo excelente artigo.
Já existe em Portugal vários projectos da EU para financiar o cultivo biológico deste super alimento. Podem verificar em Figos da India.
Cump.
Que bacana!! Obrigada por passar por aqui.
Vou dar um olhada.
Abraço!
conheço sim e tenho uma pessoa amiga que tem, são muito bons.
beijinhos
São uma delícia né Sandra Neiva.
Beijos
Dá para fazer compota?
Olá
Nunca fiz compotas, mas encontrei essa receita que achei bem interessante.
http://garfodivino.blogspot.com.br/2012/09/doce-de-figo-de-piteira.html
Abraço
Conheço e em Portugal, chama-se figo do diabo.
Olá Ana
Sei que estes figos são comuns em Portugal, mas não sabia desse nome singular.
Bj