Sanduíche de pernil
A receita de hoje é de um sanduíche que é muito tradicional em SP, na maioria das vezes o pernil é servido em lascas, mas eu optei por fazer desfiado e ficou uma delícia.
Parece que é super trabalhoso. mas não é nada demais, você pode preparar com antecedência e o resultado vale muito a pena.
Ingredientes para marinar:
1k de pernil suíno com osso
2 dentes de alho
Sálvia, alecrim e manjerona
Suco de meio limão
Pimenta moída na hora
Sal
Finalização:
1 cebola em rodelas finas
1 colher (sopa) de manteiga
1 galho de manjerona
2 dentes de alho
50ml de cachaça
Molho barbecue
Sal
Ingredientes para o molho:
1 cebola grande picada
4 tomates bem maduros em cubinhos (sem sementes)
2 dentes de alho picado
1 galho de manjericão
1 colher (sobremesa) de açúcar
Azeite
Pimenta
Sal
Para a montagem:
Pão sírio, ciabatta ou outro de sua preferência
Queijo gouda em fatias
Rúcula
Cream cheese
Modo de fazer:
Para o preparo da carne, retire o excesso de gordura do pernil, tempere com os ingredientes listados para a marinada. Coloque em um saco plástico ou pote bem fechado e leve para a geladeira para marinar por 12 horas.
Depois de passado esse tempo aqueça bem o forno em alta temperatura, coloque o pernil e todos os temperos em uma forma, cubra com papel alumínio e asse por aproximadamente 1h30 a 180ºC. Para testar o ponto use um garfo e tente desfiar, a carne deve soltar as fibras com muita facilidade. Retire o papel alumínio, pincele um lado com molho barbecue e leve de volta ao forno por 5 minutos e repita o processo do outro lado. Desligue o forno e reserve.
Usando dois garfos desfie toda a carne.
Em uma panela coloque a manteiga e a cebola refogue até que ela fique transparente e bem macia, acrescente o alho e o galho de manjerona e refogue por mais uns minutinhos. Adicione a carne desfiada e volte a refogar, quando começar a grudar no fundo da panela adicione a cachaça e mexa por mais alguns minutinhos com o fogo baixo. coloque um pouco de molho barbecue (a gosto). Ajuste o sal e a pimenta, descarte o galho de manjerona e reserve.
Para o molho, aqueça bem uma frigideira, coloque o azeite e a cebola e refogue até ficar transparente, adicione o alho, em seguida coloque o tomate e refoge um pouco, assim que o tomate começar a soltar líquidos coloque o açúcar, o sal, o ramo de manjericão e tampe a panela. Deixe cozinhando por 20 minutos e desligue o fogo. Descarte o manjericão, adicione pimenta e ajuste o sal se necessário.
Para a montagem, com o molho e carne quentes, corte o pão ao meio, passe uma fina camada cream chesse, passe uma camada leve de molho de tomate, depois capriche na quantidade de care, cubra com o queijo gouda e finalize com folhas de rúcula.
Essa receita de carne rende vários sanduíches, você pode congelar em porções individuais para usar na quelas horas que você não sabe o que fazer para o jantar.
Olá Eline!!!
Pernil assim em lascas é a especialidade da minha mãe! Vou mostrar sua receita para ela, pois acho muito legal essa troca de experiências e sabores! Cada um faz da sua receita só sua, né?
Hmmmm…adoro queijo emmental, faz tempo que não compro por aqui!
Beijos e ótimo feriado pra ti! =)
Mostra pra tua mãe e depois me conta, é isso mesmo, cada um cria a sua né.
Nossa esse sanduíche é bom demais.
Beijos e obrigada pela visita.