Pão frito – Massa de pão frita e deliciosa
Hoje estou trazendo uma das receitas que mais traz lembranças da minha infância! A minha mãe sempre pão em casa e ocasionalmente, ela reservava parte da massa para atender os pedidos da criançada ou agradar os adultos. A massa reservada não se transformava em um pão tradicional, mas ela era usada para preparar o pão frito. Que carinhosamente, chamávamos de “bife de pão” em função do seu formato.
A massa de pão frita que a minha mãe fazia era deliciosa, aberta com as mãos, tem aparência rústica e formato irregular, fica deliciosamente dourada e com bolhas de ar que surgem ao serem fritos e depois recebe uma “chuva” de açúcar para deixar tudo ainda melhor.
Há anos eu não fazia ou comia o pão frito, mas na semana passada fui tomada por uma lembrança daquele sabor e resolvi preparar em casa. A minha mãe sempre fez usando a receita padrão de pão dela, eu preparei uma receita minha bem parecida, mas saiba que você pode usar qualquer massa de pão para fazer essa delícia.
Pão frito – Massa de pão frita
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo
- 150 ml de água
- 3 colheres (sopa) de nata ou creme de leite
- 1 colher (chá) de sal (rasa)
- 3 e ½ xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
- Óleo ou banha para fritar
- Açúcar para finalizar
- Em uma tigela grande coloque o fermento, o açúcar e a água e mexa para dissolver.
- Adicione o ovo, a nata e misture.
- Coloque o sal, então comece a acrescentar a farinha aos poucos, vá misturando com a mão até obter uma massa homogênea e que grude pouco nas mãos.
- Coloque a massa sobre a bancada e sove por 10 a 15 minutos, acrescentando farinha quando necessário.
- Ponha a massa na tigela, cubra com filme plástico ou com um pano e leve para crescer até dobrar de volume. Leva aproximadamente 1 hora.
- Assim que a massa estiver crescida, coloque-a sobre a bancada enfarinhada e divida em 12 a 15 partes iguais.
- Pegue um pedaço de massa e com as duas mãos, vá esticando a massa formando uma massa fina e meio ovalada, ela fica com formato irregular mesmo.
- Vá colocando as massas modeladas em uma forma enfarinhada. Deixe crescer por uns 10 minutos cobertas por um pano.
- Enquanto isso, leve ao fogo uma frigideira com óleo e comece a fritar a massa até que elas fiquem douradas dos dois lados.
- Acomode sobre papel toalha e assim que todo o pão frito estiver pronto, então é só polvilhar açúcar e servir.
Pão frito, uma receita deliciosa para a hora do lanche!
Você gosta de ideias de pães para o lanche? Então confira essa receita salgada que também vai fazer sucesso na sua casa Pão de azeitona com cebola e coentro.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Minha mãe fazia também mas ela não deixava a massa crescer. Eu também faço esporadicamente assim que termino a massa já corto e coloco para fritar ela cresce e fica crocante.
Ah que bacana, bom saber dessa versão.
A minha também fica crocante por fora, mas a minha mãe sempre deixou crescer antes.
Beijo e obrigada pela contribuição
Olá ! Estava a tempos namorando essa receita e valeu a pena fazer. A massa é super fácil, e apesar de ser frito não fica oleoso. É aquela receita que abraça sabe? Lembra tardes preguiçosas e filme de sessão da tarde O sabor é surpreendente como todas as receitas do blog. Toda semana separo uma pra fazer, pq sei que vai ser sucesso.
Gi querida!!
Te agradeço por testar essa receita que pra mim é sinônimo de afeto.
Fiquei feliz por ver a mesa do café da tarde de vocês lá no instagram.
Um grande beijo e obrigada por estar sempre tão presente.