Pão de nata para sanduíche e muita inspiração
Fazer pães em casa pode sim fazer parte da nossa rotina, no início pode até parecer algo mais trabalhoso, mas a experiência vai desmistificando a panificação e seus processos. Depois que se começa a fazer pães em casa, é difícil continuar comprando pães não artesanais, feitos com misturas prontas, com pouco sabor, poucos nutrientes e muitos conservantes. Hoje estamos trazendo uma receita de um pão de nata para sanduíche especial e ainda teremos algumas ideias para montar um sanduíche maravilhoso.
Para facilitar a vida, você pode fazer esse pão, embalar em sacos para congelamento e levar para o congelador, na hora de consumir, eles podem descongelar em temperatura ambiente, mas também pode ir ao microondas por alguns segundos. Eu gosto de deixar descongelando naturalmente e também gosto de aquecer na frigideira com tampa.
Pão de nata para sanduíche e muita inspiração
A inspiração dessa receita está nas ideias para montagem de um sanduíche feito com camarão empanado, maionese de abacate com mostarda, abobrinha grelhada e picles de cebola.
- 1 ovo
- 250 ml de leite morno
- 3 colheres (sopa) de nata
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- ½ colher (sopa) de sal
- 500 g de farinha de trigo (aproximadamente)
- Nata para pincelar
- Em uma bacia coloque o leite morno, o açúcar e o fermento e misture bem.
- Depois adicione a nata, o ovo, misture com a ponta dos dedos.
- Adicione aproximadamente meia xícara de farinha, sempre misturando com a ponta dos dedos, nesse momento acrescente o sal e misture.
- Continue acrescentando a farinha até obter uma massa uniforme e que não grude muito nas mãos.
- Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica, a sova leva aproximadamente 15 minutos.
- Acomode a massa novamente na bacia, cubra com um pano ou com filme plástico e deixe crescer por 1h a 1h 30,o tempo vai variar de acordo com a temperatura. Deixe fermentando sempre em lugar protegido de correntes de ar.
- Assim que a massa tiver dobrado de volume, coloque-a sobre a bancada enfarinhada e divida a massa em 5 ou 6 partes (eu fiz quatro, mas eles ficam um pouco grandes).
- Modele os pães, coloque em uma forma e leve para crescer até que eles dobrem de volume, leva aproximadamente 35 minutos.
- Leve os pães para assar em forno preaquecido por 180° C por aproximadamente 30 minutos.
- No últimos cinco minutos, retire os pães do forno,pincele com nata e coloque de volta para finalizar.
Qual a diferença entre nata e creme de leite fresco?
A nata é muito comum no Sul do país, o seu percentual de gordura é de aproximadamente 42%, ela é mais consistente e tem um sabor único. O creme de leite fresco normalmente tem 35% de gordura e é mais líquido. Ambos ficam na área de produtos refrigerados dos supermercados.
Como montamos o nosso sanduíche?
O nosso sanduíche foi montado assim! Começamos com uma pincelada de maionese de abacate com mostarda, que é abacate, sal, mostarda e limão batidos. Depois acomodamos fatias de abobrinha que foram temperadas com sal e grelhadas, depois uma camada de camarões empanados e fritos, alguns pedaços de abacate temperados com sal e limão e por fim, algumas rodelas de picles de cebola roxa.
Essa apenas uma ideia de um sanduíche delicioso, mas é apenas para inspirar você!
Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.
Olá, será que posso substituir a farinha de trigo branca por integral? Adorei a reveita!!
Pode sim, só é importante considerar que ficará mais denso.
Beijo!
Fiz ontem para o lanche da tarde, claro que com um recheio mais modesto…rs (lombo com chutney de maçã) Ficou fantástico!!! Obrigada por compartilhar a receita.
Olá Marina!
Que bom que você gostou!!! Teu recheio não tem nada de modesto, heheh.
Carne suína é a minha opção preferida de recheio de sanduíches.
Obrigada por dar a dua opinião.
Abraço