Pão de batata e centeio – Caseiro e delicioso
Pão de batata e centeio essa é a receita de hoje, aqui em casa os pães caseiros passaram a fazer parte dos nossos dias, há muito meses não compramos pães no supermercado. Tenho feito pão uma ou duas vezes por semana, acabo congelando uma parte para ter pão macio sempre.
Esse pão é mais um que foi para a lista dos meus prediletos, ele tem o sabor e a umidade da batata, a textura do centeio e é muito macio.
A receita original é do blog Ora Pitangas, mas eu fiz várias alterações incluindo a troca de parte da farinha branca pelo centeio. A Ângela tem muito a nos ensinar sobre pães e o blog dela tem muitas receitas para compartilhar com quem quer se aventurar na panificação.
Pão de batata e centeio
- 3 batatas médias descascadas (aprox. 250 g de batatas cruas)
- 400 ml de água (para o cozimento das batatas)
- ⅓ xícara de açúcar mascavo
- 2 xícaras de farinha de centeio
- 50 ml de óleo de girassol
- 4 xícaras de farinha branca (aproximadamente)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) de sal
- Leite (para completar)
- Em uma panela coloque as batatas com 400 ml de água, não coloque sal.
- Assim que as batatas estiverem cozidas, coloque a água em um copo medidor.
- Coloque as batatas em uma tigela grande e amasse bem enquanto ainda estão quentes, adicione o açúcar mascavo, misture e reserve para esfriar.
- Para fazer o pão você vai precisar de 400 ml de líquido, por isso, confira a quantidade de água reservada no copo medidor e complete com leite para atingir a quantidade necessária.
- Na tigela em que estão as batatas coloque a farinha de centeio, 1 xícara de farinha branca e o fermento, adicione a água misturada com o leite (morno) e o óleo de girassol.
- Misture bem os ingredientes e adicione o sal.
- Comece o processo de sova e acrescente o restante da farinha gradualmente até obter uma massa lisa, homogênea e que não grude muito nas mãos. A sova deve levar uns 15 minutos.
- Coloque a massa de volta na tigela, cubra com filme plástico de deixe crescer até dobrar de volume, leva aproximadamente 1 h.
- Deixe a massa crescer em local fechado.
- Em seguida coloque a massa na bancada novamente, expulse o excesso de ar e modele os dois pães no formato que desejar.
- Coloque a massa na forma untada e leve para crescer por 30 minutos.
- Antes de levar ao forno polvilhe farinha e faça cortes com uma lâmina ou faca bem afiada.
- Leve para assar no forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até o pão ficar dourado.
- Para saber se o pão está bem assado na parte interna é só retirar o pão da forma e dar batidinhas na base do pão, o som deve ser oco.
Receita maravilhosa como todas! Eu fiz o pão, foi um sucesso aqui em casa! 🙂
Olá Murian!
Que legal!! Fico feliz por saber que você fez essa receita.
Obrigada!!
Sempre quis fazer pão de centeio com batata e quando achei esta receita já testei. E deu super certo já dá primeira vez. Simplesmente adorei é agradeço de coração a vcs!
Oi Raquel!
Que legal, fico muito feliz por receber esse retorno, pois você também deve saber que fazer pão de centeio não é um desafio fácil e o resultado dessa receita surpreende.
Abraço
Parabéns pelo Blog! Receitas muito apetitosas! Vou testar!! Belas imagens….
Oi Janaína,
Obrigada pelo carinho, espero que você aproveite as receitas do blog.
Um abraço!
Olá boa noite
Hoje fiz um pão de centeio, ficou lindo cresceu bastante ,mas não senti sabor gostoso, navegando aqui achei esse pão de batata, com centeio. vai ser o próximo que vou fazer, obrigada pela receita
Unisa
Olá Unisa
Que bacana, vou esperar o teu retorno sobre a minha receita.
Beijo!
Olá Eline,
Adoro seu blog e o da “A casa encantada”, vocês fazem pães incríveis. <3
Gosto muito de fazer pães porém não encontro na minha cidade farinha de centeio, sabe em que tipo de lugar posso posso encontrar?
Obrigada.
Beijão.
Olá Carolina,
Que bom que você gosta dos dois blogs, eu e a Ari temos muito em comum mesmo. Obrigada por deixar essa mensagem linda.
ficou lindo! esta receita, aceita de fato, alterações, feliz demais que tenha gostado. bem, quero te avisar que nas postagens da ciranda tenho colocado várias dicas de panificação artesanal, como sei que você também gosta, não deixe de conferir! beijos
Adorei a receita.
ja esta anotada no caderninho.
beijos
Eu ando viciada em pão caseiro Lu, como é bom ter aquele aroma de pão em casa… Beijos!