Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso
Molho é o tipo de ingrediente que a maioria das pessoas costuma comprar pronto, mas o preparo de um bom molho é simples e ele pode ser congelado em pequenas porções e também pasteurizado para guardar fora da geladeira. Os molhos industrializados fazem parte da categoria de ultraprocessados, por isso, devemos evitar o consumo deles. Então confira a receita do nosso molho de tomate caseiro fácil que é feito com a pele e semente dos tomates e é delicioso.
Veja outras formas aproveitar tomates e tenha o controle dos ingredientes que você leva para a sua mesa Passata de Tomate e um Ketchup feito com as sementes, Tomate pelado em casa e Ketchup Caseiro.
Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso
Acompanhe o Instagram do Mel e Pimenta e fique por dentro de todas as novidades.
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 2 ramos de tomilho
- 1 k tomates maduros
- 1 xícara de azeite
- Pimenta preta
- Sal
- Higienize os tomates e pique grosseiramente, mantendo a casca e sementes. Coloque em uma tigela e reserve.
- Descasque a cebola e corte em rodelas, descasque e corte os dentes de alho ao meio. Coloque os dois ingredientes em um panela larga.
- Adicione os ramos de tomilho, o azeite e leve a panela ao fogo baixo.
- Deixe os ingredientes cozinhando sempre com fogo baixo, pois não queremos fritar e sim aromatizar e dar sabor ao azeite. Esse processo leva de 20 a 30 minutos, cozinhe até a cebola ficar murcha e começar a ficar com um tom levemente dourado.
- Adicione os tomates picados, misture os ingredientes, tampe a panela e deixe o molho ferver em fogo baixo por aproximadamente uma hora, mexendo de de vez em quando para evitar que grude.
- Assim que os tomates estiverem desmanchados e o molho apurado, adicione sal, pimenta preta e mexa bem.
- Bata o molho usando o mixer, no liquidificador ou no processador.
- Confira se é necessário fazer algum ajuste de sal e pimenta. Não é preciso colocar açúcar nesse molho, pois a caramelização da cebola vai ajudar a retirar a acidez.
- Você pode congelar o molho ou fazer o processo de pasteurização.
- Para pasteurizar, coloque a o molho batido dentro de vidros esterilizados e feche bem com tampas metálicas.
- Coloque água em uma panela e coloque os vidros dentro dela, de modo que fiquem totalmente cobertos, deixe seus vidros cozinhando em banho-maria por aproximadamente 45 minutos.
- Desligue o fogo e deixe os vidros esfriarem dentro da panela com água.
- Quando eles estiverem em temperatura ambiente é só guardar em local fechado e longe da luz. O molho resiste por aproximadamente 3 meses lacrado fora da geladeira.
Um molho de sabor acentuado, encorpado, simplesmente delicioso e fácil de fazer.
Boa noite !! Encontrei o tava procurando. Esse molho posso vender ?? Para pasteurizar o molho precisa estar quente ? Desculpa por tantas perguntas. Obrigada por compartilhar. Posso pedir umas dica? Kk Obrigada, gratidão
Olá Kátia!
Tudo bem? Claro, pode fazer para vender sim. Você pode pasteurizar cozinhando em banho-maria.
Pode solicitar ajuda sempre que tiver dúvidas e espero que venda muito bem.
Abraço