Fondant au chocolat | Um bolo de chocolate incrível
Fondant au chocolat, descrever essa receita é uma tarefa difícil, mas não faltam adjetivos para falar desse bolo de chocolate cremoso, intenso, úmido e de sabor maravilhoso. Ele lembra um brownie, mas é ainda mais molhadinho, tem aquela cara de sobremesa sofisticada e fica perfeito com um geleia de frutas vermelhas, também vai bem com um sorvete de creme, mas pode perfeitamente ser servido sem nenhum acompanhamento, afinal de contas, ele se basta.
O cozimento dele é muito rápido e esse é passo mais importante da receita para se obter um bolo com a cremosidade na medida certa, ele tem que ficar bem molhadinho mesmo. O meu levou exatamente 25 minutos para assar perfeitamente.
Fondant au chocolat | Um bolo de chocolate incrível
Veja outras receitas de bolos de chocolate molhadinhos para você preparar em casa Petit Gâteau, Bolo de chocolate sem farinha
- 200 g de chocolate meio amargo
- 120 g de manteiga sem sal
- 140 g de açúcar refinado
- 40 g de farinha de trigo
- 125 g de farinha de amêndoas
- 3 ovos
- Manteiga para untar
- Aqueça o forno a 180C.
- Unte com manteiga um refratário de 18cm x 25cm aproximadamente.
- Em uma tigela média coloque o chocolate cortado em pedaços e a manteiga fatiada.
- Leve a tigela para o banho-maria ou no microondas em baixa potência, cuidando para não aquecer demais o chocolate.
- Em outra tigela coloque a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o açúcar e misture bem todos os ingredientes.
- Adicione os ovos ao creme de chocolate e misture com um fouet (batedor de arame), em seguida adicione os ingredientes secos e misture usando uma espátula.
- Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno.
- Asse por aproximadamente 25 minutos.
- Essa é etapa mais importante dessa receita, o bolo precisa ficar molhado no centro, quando as laterais estiverem criando uma casquinha mais firme, coloque um palito no centro. Ele deve sair sujo de chocolate cremoso, mas não vai estar líquido.
- Deixe descansar até ficar morno antes de servir para que o bolo se acomode.
Esse bolo precisa ficar assim, deliciosamente úmido, com essa cor intensa e um sabor único! Escolha sempre um chocolate meio amargo de qualidade para o preparo.
A receita vem do site Tangerine zest
Não sou uma pessoa que fica comentando conteúdo. Porém, achei que deveria compartilhar o sucesso que tive com essa receita. Elaine, essa receita é fantástica e super rápida de fazer. Não tenho muito “dom” pra doce, e essa receita deu supeeer certo comigo. Sou o tipo de pessoa que quando se propõe a fazer algo, faço o simples e prático. Janeiro de 2023 fui pra frança e comi essa sobremesa pelo primeira vez lá. Decidi pra pro natal e deu suuuuper certo. Meu forno não é dos melhores, então deve uma parte que assou mais que a outra, mas mesmo assim, ficou deliciosa e ainda bem úmida e macia.
Parabéns e obrigada!
Espero que o povo de casa goste tanto da receita quanto eu gostei. Vou servir de sobremesa hoje a noite <3
Olá Amanda!
Você não imagina o quanto o retorno de vocês é importante para o meu trabalho.
Isso contribui muito e ajuda os leitores que chegam ao post.
Obrigada por confiar na minha receita para o seu Natal.
De coração, obrigada por comentar
Pessoal, além dela passar a receita, ensinar passo a passo, ficam questionando da receita original. Precisa melhorar muito essas pessoas. Lembre que ela pagou para aprender. Eu só tenho agradecer pela receita. Muito obrigada. Gratidão.
Obrigada pelo carinho e compreensão Juliana!
Realmente concordo com o comentário de que ficou seco, além da receita ser diferente da original o resultado não foi o esperado, não ficou ruim, mas também não ficou como um fondant, é um bolo solado, vai virar pavê…
Rosana!
Eu não estou entendendo pq o incômodo da receita não ser igual a original, essa é a minha receita e eu tenho apenas um compromisso: postar boas receitas e que funcionam.
Se seu bolo ficou seco é pq assou mais do que o indicado. Basta ver a foto, meu bolo é absurdamente úmido, não tem nada de seco.
Você se baseou em um comentário, mas veja os comentários das pessoas elogiando.
A única forma desse bolo secar é assar demais.
Rosana!
Inclusive ali na descrição do modo de fazer eu explico que a etapa mais importante do preparo desse bolo é retirar do forno na hora certa, quando o centro ainda estiver cremoso.
É importante considerar que a falha pode ter relação com a retirada do forno na hora errada.
Só acho bastante injusto avaliar mal eu faço um trabalho sério e isso me prejudica.
a receita não é igual a original…
Sim, eu sei Rosana! Quando quero testo a receita original, mas tenho total liberdade e conhecimento para fazer a minha versão.
Espero que goste do resultado
Olá Eline!
sim, entendo e acho super válido, mas infelizmente para mim não deu certo, ficou seco como um bolo solado, vou tentar de novo, mas com o açúcar mascavo e um chocolate menos intenso, volto de novo para te contar 😉
Olá Rosana!
Entendo perfeitamente e lamento.
Abraço e volte para me contar quando fizer.
acabei de fazer e está no forno, espero que dê certo pois fui no site da recita original e algumas coisas estão diferentes… o açúcar na receita original é o mascavo e os ovos deveriam ser batidos com o açúcar e depois misturados, isso talvez altere alguma coisa, depois volto para contar
Olá Rosana!
Vou esperar que você volte para me contar.
Sim, eu cito a fonte para agradecer a inspiração, mas não necessariamente sigo a receita original, quando acho adequado, faço as minhas alterações.
Abraço
Bom dia
Eu poderia substituir a manteiga por óleo de coco ou por “manteiga” de coco ou de castanha de caju?
Olá Natália!
Acho que deve dar certo com manteiga de coco, mas como só testei a receita como está descrita, não posso te dar total certeza sobre o resultado.
Abraço
Achei o seu blog procurando por uma receita assim. A melhor que fiz de todas! É o meu tipo de doce preferido. Entrou pra história também.
Paulo, que legal!!! fico feliz que essa receita tenha te trazido até o Mel e Pimenta, espero que você ainda aproveite muitas receitas.
Abraço e obrigada!
Adorei a receita: fácil, rápida, muito prática! Não tinha açúcar refinado, foi mascavo mesmo. Ficou deliciosa! Reclamaram: a sobremesa foi pouca! Todos adoraram! Gratidão
Oi Cinthia!
Que legal!! Fico muito feliz com esse retorno maravilhoso!
Que pena que foi pouca sobremesa, mas isso é um bom sinal, gostaram muito.
Um beijo e obrigada!
Oiii, obrigada pela receita!
Não tinha farinha de amêndoas, e substituí por castanha de caju processada.
Ficou ótimo também!
Oi Bruna!
Que bom que você fez e gostou do resultado e fico feliz por saber que você fez com castanhas.
Muito obrigada por deixar a sua opinião aqui.
Olá Eline!
Infelizmente não tive uma experiência positiva com sua receita de Fondant aí chocolate.
A receita não funciona…
A farinha de amêndoas resseca completamente a massa e descaracteriza a textura clássica desse bolo.
Segui medidas, método temperatura e tempo e o bolo ficou completamente oposto ao apresentado nas fotos.
Tenho muita experiência com confeitaria, e não esperava que a receita ficasse tão diferente das imagens.
Oi Cassia!
Lamento que não tenha ficado bom e realmente, não pode ficar diferente da foto, pois a imagem é feita a partir dos meus testes.
Eu já fiz outras vezes essa receita e outros leitores já fizeram. Não consigo entender o que pode ter acontecido, até pq a farinha de amêndoas sempre confere umidade e nunca ressecamento a qualquer massa.
Enfim, lamento mesmo que não tenha ficado bom e fico bem decepcionada quando algo dá errado na casa dos meus leitores, pois testo tudo com muito carinho e cuidado.
Agradeço pelo teu retorno.
Inclusive, se você olhar no site que eu conheci essa receita, vai ver que o meu fica igual ao dela. Totalmente úmido e nada ressecado.
https://tangerinezest.com/fondant-au-chocolat-et-poudre-damande/
Então acho que algo aconteceu de errado no seu preparo, pois a minha receita funciona.
é possível alterar a farinha de amêndoa, por farinha de aveia, ou de arroz e na mesma quantidade
Oi Yumi!
Com farinha de arroz tenho certeza que vai ficar completamente ressecado. Talvez funciona com farinha de aveia, mas acho que a melhor substituição seria com castanhas processadas.
Beijo