Costelinha suína ao molho barbecue
Costelinha suína ao molho barbecue, essa foi a primeira postagem do blog Mel e Pimenta, que começou em fevereiro de 2011 com um único desejo: COMPARTILHAMENTO.
Hoje estou reescrevendo essa introdução, revisando a receita e trocando a foto, que durante esses quatro anos mudou e melhorou muito, mas o objetivo do blog ainda é o mesmo, é dividir com as pessoas o meu amor pela cozinha e levar cada vez mais pessoas a prepararem seu próprio alimento.
Essa costelinha é uma perdição e é uma das receitas mais pedidas aqui de casa, fica absurdamente macia por causa do cozimento lento e incrivelmente saborosa. Sabe a costelinha famosa do restaurante Outback? Fica igualzinha.
Confira também a receita dessa Costelinha de porco assada com chutney de maçã. Para combinar com uma costelinha também tem esse Risoto de queijo parmesão ou Risoto de abobrinha.
Costelinha suína ao molho barbecue
- 2 kg de costelinha suína
- 5 dentes de alho inteiros e com casca
- Alho picado
- Azeite de oliva
- 2 limões
- Sálvia
- Manjerona
- Sal e pimenta
- Páprica doce
- Molho barbecue
- Na véspera coloque a carne em uma travessa e tempere com sal, pimenta, manjerona, páprica doce, sálvia, alho picado, um fio de azeite de oliva e limão. Coloque os dentes de alho inteiros. Cubra com um filme plástico ou tampa e leve para a geladeira.
- O ideal é que a carne suína fique marinando por 12 horas.
- Aqueça o forno a 250C. Coloque a costelinha em uma forma com os ossos virados para cima, regue com os líquidos da marinada e cubra a forma com papel alumínio.
- Leve a forma ao forno e asse por 20 minutos a 250C, depois baixe a temperatura a 200 C e asse por mais 1h30. Depois desse tempo a carne deve estar bem macia e soltando do osso, esse ponto pode variar de um forno para outro, então se necessário deixe um pouco mais.
- Com a carne no ponto ideal descarte o papel alumínio, pincele o molho e leve novamente para o forno até dourar, repita essa operação virando a carne para que todos os lados fiquem dourados e saborosos. Essa etapa leva aproximadamente 30 minutos.
- Sirva a carne e junto com os dentes de alho que ficam cremosos, adocicados e deliciosos.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Ei, Eline!
A sálvia e manjerona sao frescas ou secas? Vai pro forno também ou só na marinada?
Beijos e obrigada!
Oi Ana Cláudia
Use o que tem em casa, se tiver fresco é sempre melhor.
Sim, os temperos vão ao forno também. Depois me conta se gostou.
Eline!
Voltei pra agradecer
Fiz a costelinha e ficou top demais! Obrigada por compartilhar!
Oi Ana Cláudia!
Que coisa boa receber teu retorno.
fica muito gostosa mesmo, essa é a primeira receita do blog, tenho um carinho enorme por ela.
Beijo
Eline, voce tem uma receita da costelinha na air fryer?
Oi Hingrid
Bom te ver por aqui, senti tua falta.
Eu nunca fiz essa costelinha na air fryer, mas se eu fosse testar eu protegeria com papel alumínio até ela ficar macia e depois passaria o molho. Eu também faria ela cortada em pedaços.
Mas dei uma pesquisada e vi que nesse blog http://fritadeirasemoleo.blogspot.com.br/2013/05/costelinha-ao-barbecue-na-airfryer.html o Maurício assa direto na fritadeira.
Dá uma olhada e depois me conta se deu certo.
Beijo
QUE DELICIA!!!LINDO BJS IVA!
Tá muuuuito chique essa minha amiga…
QUERO PROVAAAAR!!
nossa, deu água na boca.. ao menos o purê eu vou fazer. 🙂
Muito legal, Eline! Parabéns, ficou maravilhoso e a receita parece deliciosa! Deixe a receita daquele bolo maravilhoso de côco também!
Bjs!