Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de leite fofinho, caseiro e delicioso

Quer aprender a fazer um pão de leite fofinho, caseiro e delicioso? Degustar um pão quentinho saindo do forno é um privilégio, mas deixar o aroma de pão tomar conta da casa é mais simples do que parece e pode sim estar na nossa rotina, basta um pouco de organização, enquanto o pão cresce podemos cuidar de outras tarefas, por isso, estou sempre trazendo ideias de pães para vocês prepararem em casa.

Já falei para vocês que eu amo livros de culinária, estou sempre buscando algum novo título para me inspirar, a receita de hoje é o primeiro pão que estou testando do livro Direto ao Pão de Luiz Américo Camargo, já folhei o livro todo e tenho uma bela lista de receitas que pretendo reproduzir.

 

Pão de leite fofinho caseiro

 

Pão de leite fofinho caseiro

Pão de leite fofinho caseiroQuer ver outras receitas inspiradoras? Então confira a nossa pequena seleção Pãozinho de abóbora com manteiga e mel, Pão de mandioquinhaPão de batata fofíssimo.

 

5.0 from 1 reviews
Pão de leite fofinho e caseiro
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Pães
Rende: 8 pães
Ingredientes:
  • 300 g de farinha de trigo (2 xícaras chá + 2 colheres sopa)
  • 200 ml de leite em temperatura ambiente
  • 15 g de açúcar (1 colher sopa)
  • 3 g de fermento biológico seco (1/2 colher chá)
  • 5 g de sal (1 colher chá)
  • 20 g de manteiga em ponto de pomada (1½ colher sopa)
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela coloque o fermento, o leite e o açúcar e misture bem.
  2. Reserve ¼ de xícara da farinha para usar no final da receita.
  3. Comece a colocar o restante da farinha na tigela aos poucos e vá misturando bem usando uma espátula para incorporar. Então, junte o sal e misture novamente.
  4. Depois que os ingredientes estiverem bem misturados, acrescente a manteiga aos poucos, misturando sempre com a espátula até que toda a manteiga seja incorporada pela massa.
  5. Então, polvilhe farinha na bancada, coloque a massa sobre ela e vá adicionando a farinha reservada enquanto sova com as mãos.
  6. Sove por aproximadamente 10 minutos, trabalhando bem a massa até que ela esteja macia, lisa e sem grudar muito nas mãos.
  7. Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano e um plástico e deixe crescer por 1h30, até a massa dobrar de volume.
  8. Transfira a massa crescida para a bancada enfarinhada, aperte delicadamente para expulsar o excesso de ar, corte 8 pedaços de massa iguais, cada pedaço fica com aproximadamente 70 g.
  9. Modele ligeiramente cada pedaço em formato de bola, não se preocupe em modelar perfeitamente agora.
  10. Acomode as bolas sobre um pouco de farinha na bancada, apenas para elas não grudarem, cubra e deixe descansar por 15 minutos.
  11. Agora é hora de bolear a massa e deixar cada pedaço bem redondinho, acomode em uma forma e deixe crescer por 30 minutos.
  12. Preaqueça o forno a 200C.
  13. Bata ligeiramente a gema em uma pequena tigela e adicione um pouco de água, pincele cada pão e leve-os para assar por 15 minutos a 200°C. Nesse momento, verifique a cor deles, se eles estiverem bem dourados, baixe a temperatura para 180, se eles estiverem ainda clarinhos, mantenha a mesma temperatura para continuar assando por mais 10 minutos.
  14. Retire os pães do forno e deixe esfriando sobre uma grade.
 

A massa fica assim antes de receber a manteiga.

 

Depois de acrescentar a manteiga, o restante de farinha e a sova, ela fica lisa, homogênea e pronta para fermentar como mostra a foto da esquerda.

 

Pão de leite fofinho caseiro

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

 

Pão de leite fofinho caseiro