Lanches e Petiscos, Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de nata para sanduíche e muita inspiração

Fazer pães em casa pode sim fazer parte da nossa rotina, no início pode até parecer algo mais trabalhoso, mas a experiência vai desmistificando a panificação e seus processos. Depois que se começa a fazer pães em casa, é difícil continuar comprando pães não artesanais, feitos com misturas prontas, com pouco sabor, poucos nutrientes e muitos conservantes. Hoje estamos trazendo uma receita de um pão de nata para sanduíche especial e ainda teremos algumas ideias para montar um sanduíche maravilhoso.

Para facilitar a vida, você pode fazer esse pão, embalar em sacos para congelamento e levar para o congelador, na hora de consumir, eles podem descongelar em temperatura ambiente, mas também pode ir ao microondas por alguns segundos. Eu gosto de deixar descongelando naturalmente e também gosto de aquecer na frigideira com tampa.

Pão de nata para sanduíche

 

Pão de nata para sanduíche e muita inspiração

A inspiração dessa receita está nas ideias para montagem de um sanduíche feito com camarão empanado, maionese de abacate com mostarda, abobrinha grelhada e picles de cebola.

Sanduíche de camarão empanado, abacate, abobrinha grelhada, picles de cebola

 

Pão de nata para sanduíche e muita inspiração
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aqui no Rio Grande do Sul a nata é um produto fácil de encontrar, mas você ode substituir por creme de leite se não encontrar na sua cidade. Se possível, opte pelo creme de leite fresco.
Autor:
Categoria: Pães
Rende: 6 pães
Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 250 ml de leite morno
  • 3 colheres (sopa) de nata
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 500 g de farinha de trigo (aproximadamente)
  • Nata para pincelar
Modo de fazer:
  1. Em uma bacia coloque o leite morno, o açúcar e o fermento e misture bem.
  2. Depois adicione a nata, o ovo, misture com a ponta dos dedos.
  3. Adicione aproximadamente meia xícara de farinha, sempre misturando com a ponta dos dedos, nesse momento acrescente o sal e misture.
  4. Continue acrescentando a farinha até obter uma massa uniforme e que não grude muito nas mãos.
  5. Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica, a sova leva aproximadamente 15 minutos.
  6. Acomode a massa novamente na bacia, cubra com um pano ou com filme plástico e deixe crescer por 1h a 1h 30,o tempo vai variar de acordo com a temperatura. Deixe fermentando sempre em lugar protegido de correntes de ar.
  7. Assim que a massa tiver dobrado de volume, coloque-a sobre a bancada enfarinhada e divida a massa em 5 ou 6 partes (eu fiz quatro, mas eles ficam um pouco grandes).
  8. Modele os pães, coloque em uma forma e leve para crescer até que eles dobrem de volume, leva aproximadamente 35 minutos.
  9. Leve os pães para assar em forno preaquecido por 180° C por aproximadamente 30 minutos.
  10. No últimos cinco minutos, retire os pães do forno,pincele com nata e coloque de volta para finalizar.
 

Pão de nata para sanduíche

 

Pão de nata para sanduícheQual a diferença entre nata e creme de leite fresco?

A nata é muito comum no Sul do país, o seu percentual de gordura é de aproximadamente 42%, ela é mais consistente e tem um sabor único. O creme de leite fresco normalmente tem 35% de gordura e é mais líquido. Ambos ficam na área de produtos refrigerados dos supermercados.

 

Como montamos o nosso sanduíche?

O nosso sanduíche foi montado assim! Começamos com uma pincelada de maionese de abacate com mostarda, que é abacate, sal, mostarda e limão batidos. Depois acomodamos fatias de abobrinha que foram temperadas com sal e grelhadas, depois uma camada de camarões empanados e fritos, alguns pedaços de abacate temperados com sal e limão e por fim, algumas rodelas de picles de cebola roxa.

Essa apenas uma ideia de um sanduíche delicioso, mas é apenas para inspirar você!

 

Sanduíche de camarão empanado, abacate, abobrinha grelhada, picles de cebola

 

Sanduíche de camarão empanado, abacate, abobrinha grelhada, picles de cebola

 

Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.