Faça em casa, Molhos, Salgadas, Vegetarianas

Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso

Molho é o tipo de ingrediente que a maioria das pessoas costuma comprar pronto, mas o preparo de um bom molho é simples e ele pode ser congelado em pequenas porções e também pasteurizado para guardar fora da geladeira. Os molhos industrializados fazem parte da categoria de ultraprocessados, por isso, devemos evitar o consumo deles. Então confira a receita do nosso molho de tomate caseiro fácil que é feito com a pele e semente dos tomates e é delicioso.

 

 

Veja outras formas aproveitar tomates e tenha o controle dos ingredientes que você leva para a sua mesa Passata de Tomate e um Ketchup feito com as sementes, Tomate pelado em casaKetchup Caseiro.

 

Molho de tomate caseiro fácil e delicioso

Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso

Molho de tomate caseiro fácil e delicioso

Acompanhe o Instagram do Mel e Pimenta e fique por dentro de todas as novidades.

Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Rende: 2 vidros grandes
Palavras-Chave:
Faça em casa, Molho, Molho caseiro, Molho de tomate caseiro, Molhos, Tomate,
Ingredientes:
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • 2 ramos de tomilho
  • 1 k tomates maduros
  • 1 xícara de azeite
  • Pimenta preta
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Higienize os tomates e pique grosseiramente, mantendo a casca e sementes. Coloque em uma tigela e reserve.
  2. Descasque a cebola e corte em rodelas, descasque e corte os dentes de alho ao meio. Coloque os dois ingredientes em um panela larga.
  3. Adicione os ramos de tomilho, o azeite e leve a panela ao fogo baixo.
  4. Deixe os ingredientes cozinhando sempre com fogo baixo, pois não queremos fritar e sim aromatizar e dar sabor ao azeite. Esse processo leva de 20 a 30 minutos, cozinhe até a cebola ficar murcha e começar a ficar com um tom levemente dourado.
  5. Adicione os tomates picados, misture os ingredientes, tampe a panela e deixe o molho ferver em fogo baixo por aproximadamente uma hora, mexendo de de vez em quando para evitar que grude.
  6. Assim que os tomates estiverem desmanchados e o molho apurado, adicione sal, pimenta preta e mexa bem.
  7. Bata o molho usando o mixer, no liquidificador ou no processador.
  8. Confira se é necessário fazer algum ajuste de sal e pimenta. Não é preciso colocar açúcar nesse molho, pois a caramelização da cebola vai ajudar a retirar a acidez.
  9. Você pode congelar o molho ou fazer o processo de pasteurização.
  10. Para pasteurizar, coloque a o molho batido dentro de vidros esterilizados e feche bem com tampas metálicas.
  11. Coloque água em uma panela e coloque os vidros dentro dela, de modo que fiquem totalmente cobertos, deixe seus vidros cozinhando em banho-maria por aproximadamente 45 minutos.
  12. Desligue o fogo e deixe os vidros esfriarem dentro da panela com água.
  13. Quando eles estiverem em temperatura ambiente é só guardar em local fechado e longe da luz. O molho resiste por aproximadamente 3 meses lacrado fora da geladeira.
 

 

Um molho de sabor acentuado, encorpado, simplesmente delicioso e fácil de fazer.

 

Molho de tomate caseiro fácil e delicioso

 

Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso - Molho de tomate é o tipo de ingrediente que a maioria das pessoas costuma comprar pronto, mas o preparo de um bom molho é simples e ele pode ser congelado em pequenas porções e também pasteurizado para guardar fora da geladeira. Os molhos industrializados fazem parte da categoria de ultraprocessados, por isso, devemos evitar o consumo deles. Então confira a receita do nosso molho de tomate caseiro fácil que é feito com a pele e semente dos tomates e é delicioso. Prepare essa receita na sua casa.Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso - Molho de tomate é o tipo de ingrediente que a maioria das pessoas costuma comprar pronto, mas o preparo de um bom molho é simples e ele pode ser congelado em pequenas porções e também pasteurizado para guardar fora da geladeira. Os molhos industrializados fazem parte da categoria de ultraprocessados, por isso, devemos evitar o consumo deles. Então confira a receita do nosso molho de tomate caseiro fácil que é feito com a pele e semente dos tomates e é delicioso. Prepare essa receita na sua casa.Molho de tomate caseiro, fácil e delicioso - Molho de tomate é o tipo de ingrediente que a maioria das pessoas costuma comprar pronto, mas o preparo de um bom molho é simples e ele pode ser congelado em pequenas porções e também pasteurizado para guardar fora da geladeira. Os molhos industrializados fazem parte da categoria de ultraprocessados, por isso, devemos evitar o consumo deles. Então confira a receita do nosso molho de tomate caseiro fácil que é feito com a pele e semente dos tomates e é delicioso. Prepare essa receita na sua casa.