Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de leite com banana e uvas-passas

Hoje é dia de receita de pão, pois aqui na cozinha do Mel e Pimenta amamos fazer um pão caseiro e ficar inventando novos sabores. Esse sabor é especial, pois o Pão de leite com banana e uvas-passas ficou simplesmente incrível, muito macio e cheio de sabor.

Faça seus pães em casa e descubra uma infinidade de ciombinações e texturas que podem fazer parte da sua vida, descubra que fazer pão em casa é mais fácil do que parece e que não há nada mais afetivo que o aroma de pão quentinho espalhado pela casa.

Pão de leite com banana e uvas-passas

Pão de leite com banana e uvas-passas

 

Pão de leite com banana e uvas-passas
 
Autor:
Ingredientes:
  • 6 xícaras de farinha de trigo
  • 300 ml de leite
  • 2 bananas prata
  • 1 colher (sopa) açúcar mascavo
  • ¾ colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • ¾ colher (sopa) de sal
  • ½ xícara de uvas-passas pretas
  • Farinha para finalizar
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela grande coloque quatro xícaras de farinha, as passas e o fermento biológico seco, misture bem e abra uma cavidade no centro.
  2. Na jarra do liquidificador coloque o leite, o açúcar mascavo, as bananas, a manteiga e o sal. Bata até obter uma mistura totalmente homogênea.
  3. Despeje a mistura líquida no centro da tigela e com as pontas comece a misturar os líquidos com a farinha até obter uma massa grudenta e uniforme.
  4. Então comece a adicionar o restante da farinha, amassando até obter uma massa que quase não grude nas mãos. A quantidade de farinha necessária pode variar, então coloque aos poucos.
  5. Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 15 minutos.
  6. Se você quiser pode fazer todo o processo de mistura de ingredientes secos com os líquidos e sova na batedeira planetária.
  7. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano ou filme plástico e deixe descansar em local fechado por uma hora ou até dobrar de volume.
  8. Massa crescida, polvilhe levemente a bancada com farinha, coloque a massa na bancada e amasse o suficiente para expulsar o ar presente na massa.
  9. Modele dois pães, acomode na forma escolhida, cubra com um pano e deixe crescendo por 30 minutos ou até dobrar de volume em local fechado.
  10. Leve para assar em forno aquecido a 200C por aproximadamente 35 minutos. Ele deve ficar douradinho.
  11. Retire o pão do forno, tire da forma e deixe esfriar sobre uma grade.
 

Pão de leite com banana e uvas-passas

 

Se você quer um pão com esse aspecto, assim que o pão estiver crescido,  polvilhe com farinha e em seguida faça cortes com uma lâmina muito afiada, eu uso lâminas de barbear, daquelas do tipo Gilette, é importante que elas seja novas e usadas apenas na cozinha.

 

Pão de leite com banana e uvas-passas

 

 

Pão de leite com banana e uvas-passas - Faça um delicioso pão caseiro para o seu café da manhã e lanche da tarde. Esse pão é feito com leite, banana e uvas-passas e a combinação é simplesmente perfeita. Faça esse pão também na versão integral.Pão de leite com banana e uvas-passas - Faça um delicioso pão caseiro para o seu café da manhã e lanche da tarde. Esse pão é feito com leite, banana e uvas-passas e a combinação é simplesmente perfeita. Faça esse pão também na versão integral.Pão de leite com banana e uvas-passas - Faça um delicioso pão caseiro para o seu café da manhã e lanche da tarde. Esse pão é feito com leite, banana e uvas-passas e a combinação é simplesmente perfeita. Faça esse pão também na versão integral.