Torta salgada de talos de couve-flor e folhas de cenoura
Precisamos falar mais sobre o aproveitamento por completo dos alimentos e repensar o significado da palavra aproveitar, pois ela é diferente de reaproveitar. Muitos partes de ingredientes são descartadas por serem consideradas lixo, mas talos, folhas e cascas são ricos em nutrientes, sabor e são alimento, então nada de descartar o que pode ir para a mesa. Você pode começar preparando essa receita de torta salgada de talos de couve-flor e folhas de cenoura feita com esses ingredientes que cheios de sabor e textura.
Quando o assunto é descarte de partes de alimentos, temos que considerar uma construção cultural de desperdício que se criou ao longo dos anos e por isso, muitas vezes descartamos de forma automática, sem pensar e sem olhar para esses ingredientes da forma correta. Antes de descartar, pergunte-se: Quem disse que isso deve ir para o lixo?
Aqui em casa sempre guardamos os talos, as folhas, as cascas para o preparo de pratos. Você pode fazer caldos, tortas, recheio de panquecas e pastéis e muito mais. Essas partes são ricas em sabor, nutrientes e podem ser aproveitadas.
E que tal fazer um bolo de banana sem descartar as cascas? Confira a nossa receita desse Bolo de banana com casca e aveia.
Torta salgada de talos de couve-flor e folhas de cenoura
Prepare essa receita vegetariana que aproveite o alimento por inteiro, essa torta saudável é simplesmente deliciosa, é perfeita para ser servida quente, mas também amamos essa torta no lanche da tarde e em temperatura ambiente.
- 1 xícara de talo de couve-flor picado
- 1 xícara de folhas de cenoura picada
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 dente de alho picado
- 2 ovos
- ½ xícara de leite
- 1 cebola pequena ralada
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão
- 100 g de ricota esfarelada
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo (aprox)
- 4 colheres (sopa) de farinha de rosca - (aprox)
- Noz-moscada ralada
- Sal e pimenta do reino
- Escolha um refratário ou forma que tenha aproximadamente 20cm x 20cm e unte com manteiga.
- Use aqueles talos mais grossos da couve-flor, aquela parte que fica abaixo das "flores" do vegetal. Corte os talos e pique em pedaços de aproximadamente um centímetro.
- Separe as folhas da cenoura, para esse preparo eu não utilizo os talos mais grossos, somente a parte onde tem folhas. Higienize e pique até obter uma xícara de folhas de cenoura, pressione um pouco para preencher bem os espaços.
- Leve ao fogo uma frigideira com o azeite e os talos de couve e refogue em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos.
- Em seguida adicione o alho e as folhas de cenoura, coloque uma pitada de sal e refogue apenas para murchar as folhas. Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Em uma tigela quebre os ovos e bata ligeiramente, adicione o leite, a cebola ralada, a manteiga, o queijo parmesão, a ricota esfarelada e misture bem.
- Adicione os ingredientes refogados e misture bem.
- Comece a adicionar a farinha de rosca e de trigo alternadamente e aos poucos para obter a textura desejada, pastoso e pouco líquida (veja a foto).
- Ajuste o sal, adicione pimenta do reino moída na hora e rale noz-moscada, misture bem e despeje na forma preparada.
- Leve para assar por aproximadamente 40 minutos a 200C.
Fez a torta salgada de talos de couve-flor e folhas de cenoura? Nos conte o que achou do resultado.
Qual é redimento e para qntas pessoas ???
Oi Albe!
Serve duas pessoas!
Espero que você goste.
Oi, Eline! Pensando em aproveitamento de coisas que têm em casa, você acha que dá para substituir as folhas da cenoura e os talos de couve-flor por outras coisas? Por exemplo, os talos de couve-flor por talos de brócolis, espinafre ou couve manteiga? E as folhas de cenoura eu nem saberia com o que substituir, mas você tem ideia de outras coisas que geralmente vão fora e se encaixariam?
Oi Pati!
Essa receita é bem versátil! Você pode sim fazer substituições.
Pode com certeza trocar por talo de brócolis, gosto de usar os talos de couve. Se for usar espinafre, é bom escaldar rapidamente em água fervente, depois passar por água gelada.
Então, coloca o espinafra na palma da mão e aperta, aperta muito para tirar todo o líquido. Isso é importante, pois ele tende a encharcar a torta. Se for usar somente os talos do espinafre, não precisa escaldar.
Se fizer essa receita, me conta.
Beijo