Salada morna de alho poró – Fácil e deliciosa
Alho poró é um ingrediente muito usado para o preparo dos mais variados pratos, mas nessa de salada morna de alho poró ele se apresenta como o protagonista.
Essa receita é daquelas muito fáceis de fazer, em poucos minutos está pronta para ir ao fogo e depois disso, em 15 minutinhos ela está pronta para ir à mesa e o resultado impressiona, pois é um prato de sabor sutil, mas com personalidade, crocância, acidez e simplesmente delicioso.
Saladas podem ir muito além das tradicionais, podemos variar o cardápio usando ingredientes do cotidiano. Então confira essa seleção de receitas criativas para inovar Salada morna de berinjela, Balila – Uma salada de grão-de-bico e Salada de grão-de-bico e beterraba.
Salada morna de alho poró
A receita dessa salada vem do livro O que tem na geladeira da maravilhosa Rita Lobo.
- 2 talos de alho-poró
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher (sopa) de água
- ¼ de xícara (chá) de nozes picadas
- Pimenta-do-reino moída
- Sal
- Corte e descarte a raiz do alho poró.
- Lave bem os talos, corte a parte verde e guarde-a para usar em outros preparos como omelete.
- Seque o talo e corte na diagonal em pedaços de aproximadamente 4cm.
- Leve ao fogo uma frigideira com o azeite e o alho poró e deixe refogando por 5 minutos, virando com cuidado para manter os talos íntegros.
- Adicione a água, sal e deixe cozinhar com frigideira destampada até o líquido secar, leva uns 10 minutos.
- Enquanto isso, em uma tigelinha misture a mostarda, a água e o vinagre.
- Coloque o alho poró no prato que você escolheu para servir, regue com o molho de mostarda, distribua as nozes e finalize com pimenta moída na hora.
- Sirva a salada ainda morna
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Saudades de morar em Portugal e o alho poró ser muito em conta 🙂 Vou testar esta tua receita, adorei a ideia, porque neste inverno não me apetecem as saladas frias !
Pois é Carla, o nosso alho poró é tão caro né. Ainda bem que a minha mãe planta e sempre tem alho na horta dela.
Eu também sofro um pouco com saladas frias no inverno.
Beijão!!