Doce de abóbora em calda – Tradição e sabor
Sabe aquele doce de abóbora em calda que tem aquela casquinha durinha por fora e quando você morde encontra muito sabor e cremosidade? A receita de hoje é dessa sobremesa deliciosa.
O doce de abóbora é uma sobremesa tradicional muito presente em algumas regiões do Brasil, muitos dizem que ela tem origem no Rio Grande do Sul, outros que é de Minas Gerais, mas não encontrei informações claras sobre isso.
O que eu tenho certeza é que desde criança lembro da minha mãe preparando esse doce delicioso e perfeito, começando sempre com os cubos mergulhados em água com cal, pois isso é que deixa o doce com essa textura perfeita.
Esse doce tem sabor de infância para mim e sei que para muitas pessoas, é aquele doce com cara de mãe, de vó, feito no fogão a lenha e com aquele aroma que tomava conta da casa.
Apesar dessas lembranças serem puro afeto, sei que ter um fogão a lenha e um privilégio para poucos e não é o meu caso, mas você pode fazer um belo doce de abóbora em calda no seu fogão a gás.
Confira receita e prepare esse doce delicioso em casa e veja também a receita dessa Geleia de Abóbora e se você quiser, também pode aproveitar e fazer esse doce de casca de melancia delicioso.
Doce de abóbora em calda
- 1kg de abóbora de pescoço cortada em cubos
- 600g de açúcar
- 1 colher (sopa) de cal virgem
- Água para cobrir a abóbora e deixar de molho (aprox 2 l)
- 2 paus canela em rama
- 4 cravos da índia
- 500 ml de água para calda (aproximadamente)
- Em uma bacia coloque os cubos de abóbora e água, adicione a cal e misture bem. Deixe a abóbora de molho por 2 a 3 horas. Essa etapa é essencial para obter aquela casca nos cubinhos.
- Depois do tempo de molho, escorra os líquidos, coloque água na bacia e escorra novamente. Depois leve um cubo por vez em água corrente para retirar qualquer resto de cal.
- Usando um garfo fure um ou dois lados de cada cubinho, assim a calda vai penetrar durante o cozimento.
- Agora coloque a água em uma panela, leve ao fogo e adicione o açúcar, a canela e o cravo e ferva até a calda começar a ficar levemente amarelada.
- Coloque os cubos de abóbora e comece o cozimento com o fogo mais baixo possível, com a panela tampada. Mexa alguma vez durante o cozimento, mas faça isso com muito cuidado para não quebrar os cubos.
- Cozinhe até que os cubos estejam macios e a calda bem reduzida. Esse processo leva aproximadamente uma hora.
- Dependendo das condições de cozimento e dos líquidos da abóbora, pode ser necessário acrescentar um pouco de água durante o cozimento. Caso a calda comece a engrossar muito, adicione água bem aos pouquinhos.
- Desligue o fogo, deixe o doce descansando na panela até esfriar completamente e depois guarde na geladeira.
Cubos de abóbora com cal
Confira também essa sobremesa de Laranjinha kinkan em calda.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
OLÁ,
me fez lembrar o tempo na casa de uma tia do interior de são paulo, ela fazia um doce na mesma linha da cal virgem ….doce de mamão verde …. casquinha durinha e cremosa por dentro …..quando vi a foto senti o cheiro de canela e cravo da calda ….tempo de infância… parabéns…
vou comprar uma abobora laranjinha para fazer um….abraços….
Sim, esse tipo de doce era feito pelas avós, tias.
É uma delícia!!
OLÁ,
TENHO UMA TIA DO INTERIOR DE SÃO PAULO QUE FAZ UM DOCE NESSE MÉTODO DA CAL …..MAMÃO VERDE …HUUUUMMM. COISA DE INFÂNCIA MESMO…SÓ DE VER ESSA ABOBORA SENTI O CHEIRINHO DA CALDA COM CANELA E CRAVO … VOU ATÉ A QUITANDA ACHAR UMA ABOBORA BEM LARANJINHA ….ADOREI..
Nunca fiz com mamão, mas deve ficar perfeito!
Que maravilha de receitas, o doce de abóbora com cal (molho no cal)minha mãe tb. fazia, eu te agradeço pelas receitas que vc. posta,felicidades e que Deus te proteja.
Olá Liege!
Essa receita é uma delícia mesmo e eu adoro fazer esse resgate, trazer para a nossa mesa aquelas receitas que nossas mães e avós faziam.
Te agradeço o carinho e também por dedicar um tempo para me deixar essa mensagem tão querida.
Um beijo!
Por gentileza hoje em dia não encontramos o cal virgem, só encontro o super cal que é para pintar parede só que acho que ele vai deixar os pedaços de mamão brancos. Uma vez eu ví e acho que foi na internet que uma pessoa usava bicarbonato para surtir este efeito, o que você acha?
Aqui no RS eu ainda encontro facilmente cal virgem.
Também já ouvida falar sobre o bicarbonato, mas não tenho certeza absoluta que ele vá fazer aquela casquinha durinha por fora.
Beijo
Obrigada pela partilha da receita, tenho uma pergunta sobre a cal virgem, quando mistura a água com a cal ela ferve?
Olá Paula
Que bom que você gostou da receita.
Não, ela não borbulha.
Beijo!
Obrigada pela resposta. Beijo
Passeando por seu blog ( que acho o máximo) cheguei até o doce de abóbora. Me emocionei com a recordação de sua mãe preparando o doce em sua infância. Isto porque a minha também o preparava, no canto do fogão a lenha, absorvendo a calda vagarosamente. E o perfume do cravo e da canela invadiam a casa. Que bom que uma blogueira de sucesso como você resgate e valorize a culinária tão cara aos nossos corações, que é a a culinária de nossas “mammas” e “nonnas”. Grande abraço!
Marlene querida!!
Fiquei feliz por encontrar a tua mensagem aqui, pois lembro que você me acompanha há bastante tempo.
Eu amo essas receitas que resgatam as delícias feitas por nossas mães, nossas avós, ainda mais aquelas receitas que eram feitas lentamente no fogão a lenha e que resgatam memórias afetivas e olfativas.
Obrigada pelo carinho e espero te ver muito por aqui.
Um grande beijo!
onde comprar cal virgem
Olá Rosemarie
Tudo bem?
Você pode comprar em ferragens, em cidades grandes tem em Mercados municipais.
Abraço!!
Você encontrará em loja de material para construção
Isso mesmo!! Abraço!!
Não encontro o cal virgem posso substituir por outra coisa ?
Olá Leda
Infelizmente nada pode substituir o efeito da cal virgem.
Você procurou em ferragem?
Abraço
Lourdes querida, obrigada por tanto carinho.
É isso mesmo, eu gosto de incentivar os leitores a prepararem comidas gostosas e sem abrir mão do sabor, sem estrições alimentares. Quero que as pessoas cozinhem mais e fico feliz com a sua mensagem.
Me conta. Como você chegou até o Mel e Pimenta?
Obrigada por compartilhar.
Eu substituo por bicarbonato de sódio,,dá certo tbm.
Depois q deixar de molho,lave bem e escora.
Olá!!!
Essa cal é o mesmo usado em construções?
Olá
Sim, é cal virgem, o mesmo das construções.
Em algumas cidades é possível encontrar em mercados públicos, mas é o mesmo que se compra em lojas de material de construção.
Bom dia Eline,
Linda aparência, lindas cores, gostei muito da receita. Gostamos muito de doce de abóbora.
Beijo,
Vânia
Oi Vânia
Doce de abóbora é uma delícia né…
Obrigada pela visita.
Beijo
Eline que lindo este doce, vou tentar fazer!
Olá,
Se fizer depois me conte o que achou.
Beijo
Oi, querida Eline! Esta doce "tá pra acabá"!!!!!!!! Amo doce de abóbora…é o meu preferido! E tu fizeste primorosamente! Um beijo!
Oi Aninha
Ficou lindo mesmo, estou orgulhosa, heheh.
Sempre achei que não cconseguiria reproduzir o doce igualzinho ao da minha mãe.
Beijos