Doces, Sobremesas

Doce de abóbora em calda – Tradição e sabor

Sabe aquele doce de abóbora em calda que tem aquela casquinha durinha por fora e quando você morde encontra muito sabor e cremosidade? A receita de hoje é dessa sobremesa deliciosa.

O doce de abóbora é uma sobremesa tradicional muito presente em algumas regiões do Brasil, muitos dizem que ela tem origem no Rio Grande do Sul, outros que é de Minas Gerais, mas não encontrei informações claras sobre isso.

O que eu tenho certeza é que desde criança lembro da minha mãe preparando esse doce delicioso e perfeito, começando sempre com os cubos mergulhados em água com cal, pois isso é que deixa o doce com essa textura perfeita.

Esse doce tem sabor de infância para mim e sei que para muitas pessoas, é aquele doce com cara de mãe, de vó, feito no fogão a lenha e com aquele aroma que tomava conta da casa.

Apesar dessas lembranças serem puro afeto, sei que ter um fogão a lenha e um privilégio para poucos e não é o meu caso, mas você pode fazer um belo doce de abóbora em calda no seu fogão a gás.

Confira receita e prepare esse doce delicioso em casa e veja também a receita dessa Geleia de Abóbora.

 

Doce de abóbora em calda

Como fazer Doce de abóbora em calda casquinha por fora e macio por dentro

Doce de abóbora em calda - Uma receita tradicional e deliciosa
 
Autor:
Ingredientes:
  • 1kg de abóbora de pescoço cortada em cubos
  • 600g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de cal virgem
  • Água para cobrir a abóbora e deixar de molho (aprox 2 l)
  • 2 paus canela em rama
  • 4 cravos da índia
  • 500 ml de água para calda (aproximadamente)
Modo de fazer:
  1. Em uma bacia coloque os cubos de abóbora e água, adicione a cal e misture bem. Deixe a abóbora de molho por 2 a 3 horas. Essa etapa é essencial para obter aquela casca nos cubinhos.
  2. Depois do tempo de molho, escorra os líquidos, coloque água na bacia e escorra novamente. Depois leve um cubo por vez em água corrente para retirar qualquer resto de cal.
  3. Usando um garfo fure um ou dois lados de cada cubinho, assim a calda vai penetrar durante o cozimento.
  4. Agora coloque a água em uma panela, leve ao fogo e adicione o açúcar, a canela e o cravo e ferva até a calda começar a ficar levemente amarelada.
  5. Coloque os cubos de abóbora e comece o cozimento com o fogo mais baixo possível, com a panela tampada. Mexa alguma vez durante o cozimento, mas faça isso com muito cuidado para não quebrar os cubos.
  6. Cozinhe até que os cubos estejam macios e a calda bem reduzida. Esse processo leva aproximadamente uma hora.
  7. Dependendo das condições de cozimento e dos líquidos da abóbora, pode ser necessário acrescentar um pouco de água durante o cozimento. Caso a calda comece a engrossar muito, adicione água bem aos pouquinhos.
  8. Desligue o fogo, deixe o doce descansando na panela até esfriar completamente e depois guarde na geladeira.

 Como fazer Doce de abóbora em calda casquinha por fora e macio por dentro

Cubos de abóbora com a cal virgem.

Como fazer Doce de abóbora em calda casquinha por fora e macio por dentro

Confira também essa sobremesa de Laranjinha kinkan em calda.

 

Doce de abóbora em calda