Acompanhamentos, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Cebolas assadas e caramelizadas – Fáceis e deliciosas

Essas cebolas assadas e caramelizadas conquistarão o seu coração.

Aqui em casa nós adoramos cebolas, eu não sei cozinhar sem elas, sejam brancas ou roxas, elas estão presentes na maioria dos nossos pratos salgados. Nós também gostamos muito daquela cebola que é assada lentamente junto com o churrasco que fica super macia e cremosa.

Falando em cebolas, você precisa experimentar também essa Quiche de Cebolas Douradas que é simplesmente incrível, mas também preciso sugerir a receita da clássica Sopa de Cebola Gratinada.

Agora voltando para a receita de hoje, no último domingo eu iria preparar uma costelinha suína com purê de batata e eu queria fazer um acompanhamento delicado, mas marcante. Pesquisando ideias de Cebolas Caramelizadas eu cheguei mais uma vez no blog A Casa Encantada da minha querida amiga Ariana.

O blog da Ari me inspirou a preparar essas cebolas deliciosas, eu acrescentei alguns ingredientes, dentre eles o gengibre que deu um toque todo especial ao prato. As cebolas assadas e caramelizadas ficam simplesmente deliciosas, macias, agridoces e delicadamente picantes.

 

Cebolas assadas e caramelizadas feitas no forno com vinagre balsâmico

Cebolas assadas e caramelizadas

Cebolas assadas e caramelizadas – Fáceis e deliciosas

Ingredientes:

4 cebolas pequenas
2 colheres (sopa) de limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 cm de gengibre sem casca fatiado
1/4 de colher (chá) de páprica
Galhos de tomilho
Pimenta preta
Sal

 

Modo de fazer:

Descasque as cebolas, corte-as ao meio e reserve.

Em uma panela pequena coloque todos os outros ingredientes menos o sal. Leve ao fogo para dissolver o açúcar, ferva em fogo baixo por um minuto e desligue.

Coloque as cebolas em uma travessa, tempere com sal e mais um pouco de pimenta, regue com a calda e os pedaços de gengibre. Delicadamente misture os ingredientes para que as cebolas fiquem bem envolvidas com os líquidos.

Em seguida acomode todas as metades de cebola com a parte plana para baixo. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200C e asse por 40 minutos. Retire o papel alumínio  com cuidado vire as cebolas para cima e leve por mais 5 minutos para o forno.

Na hora de finalize polvilhe sal e tomilho.

Cebolas assadas e caramelizadas feitas no forno com vinagre balsâmico

Cebolas assadas e caramelizadas

Cebola caramelizada feita no forno com vinagre balsâmico

Cebolas assadas e caramelizadas