Geleia de bergamota – Colorida e deliciosa
Nada é mais gostoso do que preparar nosso alimento em casa, sabor de comida de verdade, por isso, hoje eu estou trazendo uma receita de geleia de bergamota caseira para aproveitar a época da fruta.
o nosso país possui uma riqueza inigualável quando falamos em frutas, temos à nossa disposição muitos sabores, cores e aromas. Em meio a uma verdadeira salada de frutas, precisamos aprender a fazer as escolhas corretas. Elas sempre fazem bem para a nossa saúde, mas é importante que na hora de escolher se opte sempre por frutas da estação. Além de mais saborosas, elas mais saudáveis e nos ajudam a economizar.
No inverno é época das frutas cítricas como a bergamota, mexerica ou tangerina. Aqui no RS, chamamos de bergamota e a oferta delas é enorme, então o seu preço também é ótimo.
Como já falei para vocês, os meus pais moram em Nova Bassano, no interior do RS, e o inverno é sempre especial, voltamos de lá com muitas caixas de bergamotas e laranjas. Então temos que buscar formas de consumi-las além de in natura, para não perder nenhuma fruta.
Evite o desperdício, tudo pode ser aproveitado, valorize os ingredientes. Aproveite as cascas para fazer esse tempero delicioso para temperar carnes suínas.
Geleia de bergamota
- 1 kg de bergamotas sem casca e sementes
- ¾ de xícara de açúcar
- Suco de 1 limão bergamota / cravo
- Descasque as bergamotas, retire os filamentos brancos do centro e dos gomos. Corte cada gomo e retire todas as sementes.
- Coloque as bergamotas no processador e processe aos poucos até obter uma espécie de pasta, mas a ideia é manter pequenos pedaços. Você também pode fazer isso no liquidificador batendo aos poucos para manter a textura.
- Coloque o creme de bergamota em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão.
- Cozinhe com a panela destampada e em fogo médio por aproximadamente 40 minutos.
- De acordo com a acidez de cada fruta pode haver necessidade de aumentar um pouco a quantidade de açúcar, experimente e faça os ajustes.
- A geleia deve ficar brilhosa e densa. Para testar o ponto correto, coloque um pouquinho de geleia em um prato e leve ao congelador. Assim você poderá ver rapidamente como ela ficará depois de fria.
- Coloque a geleia ainda quente em vidros recém esterilizados, feche os vidros e vire para baixo. Deixe-os assim até que a geleia esfrie totalmente.
- É importante sempre usar tampas novas para garantir a maior durabilidade do produto. (Como vocês podem ver nas fotos, eu não usei tampas novas, pois não tinha em casa, mas a geleia foi consumida rapidamente).
- A geleia rendeu dois vidros de 250 g e mais um pouquinho que usei para as fotos.
Conheci a receita no lindo blog the view from great island.
Oi, Eline, Obrigada por compartilhar suas receitas, ela são deliciosas!!! Dá p trocar a bergamota por laranja? se n der vc pode passar uma receita de geléia de laranja? Bjs, Malu
Olá Maria Luiza
Que bom que você gosta das receitas. Não tenho nenhuma receita de geleia de laranja testada, mas acredito que você pode usar essa receita como base para fazer a de laranja. Só cuide para retirar bem a parte branca que fica entre a casca e a polpa para não dar amargor.
Abraço e depois me conta se gostou.
Oi..
Posso substituir o “limão bergamota” por Lima da Pérsia ou laranja Lima?
Olá Carolina
Sim, pode substituir tranquilamente.
Beijp
Oi. Colocar ainda quente e fechar o vidro não corre risco de mofar? Ou embolorar? Grata
Olá Rosana,
Não, esse processo de colocar ainda quente, virar para baixo e deixar esfriar assim. Fecha os vidros a vácuo e garante a durabilidade.
Abraço