Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Sopas e Cremes

Creme de ervilha e bacon – Uma sopa colorida e saborosa

Hoje é dia de creme de ervilha com bacon! Eu amo o inverno, mas nos últimos anos eu estava sentindo falta do frio de verdade, o inverno por aqui andava chato com muita chuva, dias cinzentos e tristes, mas finalmente o frio chegou acompanhado de dias mais ensolarados e as temperaturas realmente despencaram.

Para conviver bem com esse frio a melhor opção é aquecer o corpo com alimentos quentes, saborosos e um bom vinho. Então o jeito é caprichar na produção de sopas durante o inverno, são tantos sabores e tantas possibilidades.

Aqui no blog, já preparamos muitas sopas e cremes deliciosos. Então eu preparei uma pequena seleção para inspirar você Vichyssoise – Sopa de alho poró e batatasCreme de couve-flor.

 

Creme de ervilha e bacon

Creme de ervilha e bacon

Creme de ervilha e bacon
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
uma sopa de sabor delicado, intenso e cheia de cor.
Autor:
Categoria: Sopas e Cremes
Cozinha: Fácil
Rende: 2 porções
Ingredientes:
  • 300g de ervilha congelada
  • 1l de caldo de vegetais (se puder use caldo caseiro)
  • ½ xícara de cenoura cortada em pequenos cubos
  • 1 talo de alho poró em rodelas (parte branca)
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado
  • 30 ml de vinho branco seco
  • 70g de bacon em cubinhos
  • Sal e pimenta
Modo de fazer:
  1. Em uma frigideira frite o bacon até ficar douradinho e crocante.
  2. Coloque o os cubos de bacon sobre papel absorvente e reserve.
  3. Adicione a gordura do bacon em uma panela, adicione a cebola, a cenoura e o alho poró refogue bem, se necessário acrescente um fio de azeite de oliva, acrescente o alho e refogue mais um pouco, despeje o vinho e deixe cozinhar mexendo até que o vinho evapore completamente.
  4. Nesse momento acrescente as ervilhas, coloque duas xícaras de caldo, um pouco de sal e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada por aproximadamente 15 minutos.
  5. Assim que a ervilha estiver macia, coloque tudo no liquidificador ou processador e comece a bater até obter um creme liso e bem homogêneo.
  6. Aos poucos acrescente mais caldo até obter a consistência desejada.
  7. Coloque o creme de ervilha de volta na panela, leve ao fogo baixo para aquecer, ajuste o sal, adicione pimenta a gosto.
  8. Na hora de servir polvilhe o bacon.
 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Creme de ervilha e bacon