Café da Manhã, Doces, Faça em casa, Geleias, Para Presentear

Geleia de carambola – Fácil e deliciosa

Você já experimentou geleia de carambola?

Esses dias eu fui até a Ceasa pra comprar umas ameixas para fazer chutney, chegando lá vi uma caixa linda cheia de carambolas amarelinhas e como eu amo essa fruta comprei na hora.

Para minha surpresa, experimentei uma fruta, mas percebi que seria impossível consumir as frutas, pois elas estavam absurdamente azedas e eu amo aquelas frutas bem ácidas, mas não teve jeito de saborear nenhuma carambola.

A solução foi transformá-las em uma deliciosa geleia, que ficou simplesmente divina e servida com queijo ficou espetacular. Confira a receita.

Essa geleia de carambola é daquelas básicas, mas deliciosas. Aproveite essa base e invente, você pode usar alguma especiaria para mudar os sabores. Que tal usar pimenta, cardamomo? Inspire-se.

 

Veja também as outras dicas de geleia que eu selecionei para você fazer em casa Geleia de mamão, Geleia de abóbora e Geleia de bergamota.

Geleia de carambola fácil e deliciosa

Geleia de carambola

Ingredientes:
1 kg de carambolas
1 e 1/2 xícara de açúcar (aproximadamente)
1 canela em rama
3 rodelas finas de gengibre sem casca

 

Modo de fazer:

Higienize as carambolas, retire as pontinhas e partes que possam estar escurecidas.

Corte as carambolas em finas estrelinhas, quanto mais finas melhor. Coloque-as estrelas em uma panela, polvilhe 1 xícara de açúcar, misture e assim que levantar fervura cozinhe com a panela tampada por 20 minutos em fogo baixo e mexendo de vez em quando.

Nessa etapa a carambola terá liberado bastante água, acrescente a canela, o gengibre e continue o cozimento com a panela aberta para começar a secar o excesso de líquido.

Experimente e coloque o restante de açúcar se necessário, isso vai variar muito de acordo com a acidez de cada fruta.

Cozinhe até que a fruta esteja bem macia, desmanchando, mas ainda com pedaços e a cor dela começará a escurecer, ficando com uma cor de caramelo claro.

Quando atingir o ponto descarte o gengibre e a canela e envase a geleia ainda quente em vidros devidamente esterilizados.

Sirva a geleia de carambola acompanhada por um café, um pãozinho caseiro e queijos. Isso é comida afetiva.