Acompanhamentos, Arroz e Risotos, Lanches e Petiscos, Salgadas, Vegetarianas

Tarteletes de arroz e ovo – Aproveitando sobras

Que tal preparar essas tarteletes de arroz e ovo?

Aproveitar os alimentos por completo e reaproveitar sobras, são atitudes muito conscientes e que refletem o nosso respeito pelos ingredientes e pela comida. Aproveitar sobras vai muito além de reaquecer aquela comida que ficou na geladeira, passe por transformar o alimento, usando a criatividade, criando pratos atraentes, renovados mesmo que sejam simples.

Essa receita é a prova de que reaproveitar alimentos pode resultar em pratos cheios de charme e deliciosos, e se pode fazer muito mais do que bolinhos com sobras de arroz. Dê um final digno para o arroz que está na geladeira.

Tarteletes de arroz e ovo

Quer outras dicas para aproveitar arroz? Então, confira nossas receitas Berinjela recheada com arrozTorta salgada com massa de arroz.

Tarteletes de arroz e ovo

5.0 from 1 reviews
Tarteletes de arroz e ovo
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda a preparar essas tarteletes de arroz e ovo, uma forma ótima de aproveitar as sobras de arroz e criar um prato renovado.
Autor:
Categoria: Vegetarianos
Cozinha: Econômica
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Aproveitamento, Aproveitar arroz, Arroz com ovo, Desperdício zero, Pratos Salgados, Reaproveitamento, Sobras, Tarteletes, Tortinhas, Tortinhas salgadas de arroz,
Ingredientes:
  • 2 xícaras de arroz cozido (bem cheias)
  • 1 ovo (ligeiramente batido)
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • Cebolinha e salsinha a gosto
  • 1 dente de alho picado
  • ½ cebola picada
  • Páprica picante
  • Farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • Recheio:
  • 3 ou 4 ovos
  • Sal e pimenta
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 200C.
  2. Em uma tigela coloque o arroz, o ovo, o creme de leite, o leite, a cebolinha, a salsinha, o alho, a cebola, a páprica, o sal e a pimenta.
  3. Misture tudo muito bem e adicione farinha (uma colherada por vez) apenas para dar liga. Eu usei de 2 a 3 colheres, mas isso vai depender da umidade dos ingredientes.
  4. Acrescente o fermento e misture bem.
  5. Unte forminhas pequenas, usei de 10cm com fundo removível, mas você pode usar o que tem em casa, até forminhas de silicone.
  6. Usando uma colher espalhe a mistura de arroz, vá pressionando e formando paredes de espessura média nas laterais e no fundo deixando uma cavidade no centro para acomodar o ovo.
  7. Acomode as forminhas em uma forma grande, leve ao forno e deixe assando por aproximadamente 15 minutos, as bordas devem ficar firmes e levemente coradas.
  8. Retire do forno quebre um ovo em cada cavidade, polvilhe sal e pimenta e leve ao forno até coagular e firmar a clara.
  9. Deve levar aproximadamente 10 minutos, mas pode variar em cada forno.
 

Tarteletes de arroz ovo Baixa 1

 

Tarteletes de arroz e ovo - Aproveitamento sobras

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Tortinha arroz ovo 2

 

 

 

Tartelete arroz ovo 1

 

 

10 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: