Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de iogurte e cereais

Fazer pães em casa parece muito trabalhoso para a maioria das pessoas, eu também achava complicado e mudei de opinião depois de começar a preparar meus pães e isso passou a fazer parte da nossa rotina.

Aqui na cozinha do Mel e Pimenta já faz um tempo que não compramos pães, muito menos os industrializados que tem sabor artificial e nem sempre são integrais.

As vantagens de preparar seu próprio pão são inúmeras, mas o fato de consumir pães verdadeiramente integrais, poder escolher o sabor, formato e textura e toda a carga afetiva de colocar a mão na massa, transformam sua rotina em momentos únicos e saborosos.

Prepare seu próprio alimento, retorne às origens, resgate a simplicidade da vida e tenha mais saúde.

Pão integral de iogurte e cereais

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras  de farinha de trigo
1 xícara de farinha de centeio
1/2 xícara de farinha integral
1 colher (sopa) rasa de fermento biológico granulado
1/2 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de melado
1/2 xícara de mix de cereais – usei o Super Skinny da Hart’s*
1 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
120 ml de água morna
1/2 colher (sopa) de sal
1 ovo ligeiramente batido
Café passado frio e mix de cereais para finalizar
*Super Skinny é composto por (chia, de amaranto, açaí, mirtilo, maçã e uva passas)

Modo de fazer:
Em uma tigela pequena coloque o fermento, o açúcar e a água morna e deixe descansando por 10 minutos.

Em uma bacia grande coloque a farinha integral, a farinha de centeio, o mix de cereais, o sal e duas xícaras da farinha de trigo, reserve o restante dela. Misture bem e faça um buraco no centro formando um “vulcão”.

No centro coloque o conteúdo da tigela do fermento, o iogurte, a manteiga, o melado e o ovo e comece a misturar com a ponta dos dedos envolvendo os ingredientes. Amasse dentro da bacia até obter uma massa moldável e homogênea.

Coloque a massa sobre a bancada higienizada e comece a sovar, se necessário acrescente aos poucos o restante da farinha de trigo. Amasse por aproximadamente 10 minutos. A massa deve ficar elástica e não deve grudar demasiadamente nas mãos.

Coloque a massa em na bacia, cubra com um pano e deixe crescer em lugar fechado por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de volume.

Depois que a massa cresceu coloque-a novamente sobre a bancada levemente enfarinhada, expulse o excesso de ar e molde dois pães.

Pincele os pães com café em toda a superfície e role os pães sobre o mix de cereais ou polvilhe o mix. O café vai deixar o pão mais bronzeadinho e ajudará na fixação dos grãos.

Coloque os pães em duas formas untadas e enfarinhadas. Deixe crescer por 40 minutos e leve ao forno preaquecido. Asse a 200C por 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

 

Pão de iogurte e cereais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *