Acompanhamentos, Massas, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Risoni ao molho de funghi

A receita de hoje é mais uma das criações para harmonizar com os vinhos da Winelands. A seleção desse mês traz dois rótulos da África do Sul, país cada vez mais conhecido pela produção de vinhos de alta qualidade.

Os rótulos dessa seleção são o An Acre of Stone um Shiraz que estagiou por 6 meses em barricas de carvalho, com aromas que remetem a ameixa, especiarias e chocolate, o sabor lembra frutas vermelhas e licor de cassis; e o Café Cabernet um Cabernet Sauvignon de coloração rubi, com aroma de frutas negras, toque de cacau e café, e na boca além do sabor de frutas, surgem sabores surpreendentes de couro, bacon e chocolate.

O vinho escolhido para a harmonização foi o Café Cabernet e para essa harmonização com um vinho especial escolhi uma receita usando dois ingredientes que eu amo, o risoni que é uma massa em formato de arroz e os funghi secchi que combinam muito com esse sabor “terroso” do vinho…

Risoni ao molho de funghi

Ingredientes:
150 g de risoni
30 g de funghi secchi
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 xícara de água morna
50 ml de vinho branco seco
1 colher (sopa) de manteiga
Cebolinha picada
2 colheres (sopa) de creme de leite
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Lave os cogumelos e coloque-os em um recipiente e regue com a água morna. Deixe descansando por no mínimo 30 minutos.

Leve ao fogo uma panela com água e sal para cozinhar o risoni.

Assim que os cogumelos estiverem hidratados, esprema, corte em pedaços e reserve o líquido.

Em uma frigideira coloque a cebola e a manteiga e refogue até ficar transparente, acrescente o alho e refogue rapidamente. Adicione os cogumelos e refogue por alguns minutos. Os cogumelos soltarão um pouco de líquido, mexa até secar e adicione o vinho. Continue refogando até evaporar. Em seguida comece a adicionar conchas de água da hidratação dos cogumelos. Faça isso até que os cogumelos estejam macios, e o molho escuro e espesso.

Coloque sal e pimenta, acrescente o creme de leite.

Durante o preparo do molho coloque o risoni para cozinhar em água fervente com sal, assim que estiver cozido escorra e acrescente o molho e envolva bem, polvilhe cebolinha e sirva.

 

 

Risoni ao molho de funghi

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *