Acompanhamentos, Arroz e Risotos, Peixes e Frutos do Mar, Salgadas

Risoto de camarão com açafrão

Risoto é sempre uma opção prática e gostosa para servir em um jantar. Por ser um prato super versátil você pode fazer desde um risoto básico até um prato requintado usando ingredientes sofisticados, partindo de uma receita básica de risoto o céu é o limite para a criatividade.

A receita de hoje eu preparei para o Dia dos Namorados, o açafrão deu o toque quente para essa noite que estava gelada aqui em Porto Alegre.

RisotoaC3A7afrC3A3oecamarC3A3o

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes
1 xícara de vinho branco seco
4 colheres (chá) de açafrão
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) suco de limão siciliano
400 g de camarão rosa (limpo e pré-cozido)
Azeite de oliva
100 g de manteiga
Pimenta
Sal


Modo de fazer:
Prepare o caldo de legumes (dê preferência para caldos caseiros), dissolva o açafrão e reserve.

Na hora de começar o risoto tempere o camarão com sal, o suco de limão e o alho.

Leve ao fogo uma panela de fundo grosso, aqueça muito bem, em seguida coloque o azeite e os camarões e grelhe rapidamente e reserve

* Dica importante: Caso o camarão não seja fresco, ele vai liberar bastante líquido na hora de grelhar, então usando uma colher retire essa água, pois eles não devem cozinhar e sim refogar.

Na panela em que você grelhou os camarões, adicione mais um fio de azeite e refogue a cebola até murchar, adicione o arroz e o vinho, mecha até evaporar.

Nesse momento comece a colocar ao caldo fervente aos poucos, sempre colocando algumas conchas e mexendo até evaporar esse processo é muito importante para  liberação do amido do arroz que dará a cremosidade ao prato. Repita esse processo até ficar pronto, leva aproximadamente 20 minutos.

Quando o arroz estiver no ponto ideal, cozido, mas “al dente”, ajuste o sal e a pimenta, desligue o fogo, adicione o camarão (reserve alguns para decorar) e a manteiga, mexa muito bem e sirva.

 

Risoto de camarão com açafrão

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *