Bacalhau à Brás – Receita portuguesa
O Bacalhau à Brás é um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, feito a base de bacalhau e batata palha caseira. Ao longo dos tempos a receita acabou sofrendo alterações, a principal é a substituição por batata palha comprada e isso sem dúvida afeta o resultado do prato.
Tentando manter as origens da receita que teria sido criada por um taberneiro de Lisboa chamado Brás, preparei a receita fazendo a batata em casa e garanto que vale a pena. A mistura da batata, bacalhau, muita cebola e ovos resulta em um delicioso e úmido prato.
Veja outras ideias de receitas feitas com bacalhau para você preparar em casa: Bacalhau com espinafre ao forno – Florentino, Bacalhau Espiritual e Bolinho de bacalhau.
Bacalhau à Brás – Receita portuguesa
- 300 g de bacalhau dessalgado (usei em lascas)
- 200 g de cebola finamente fatiada
- 400 g de batata em palitos bem finos
- 2 dentes de alho picados
- Azeite de oliva
- Salsinha picada
- Louro
- 4 ovos
- Óleo para fritar
- Cozinhe o bacalhau em uma panela com água por 10 minutos. Escorra e deixe esfriar um pouco, em seguida desfie e reserve.
- Corte as batatas em finos palitos e frite em óleo, escorra e reserve.
- Eu preparei as batatas na airfryer, nesse caso, em uma panela com água e sal, cozinhe por dois minutos após começar a ferver, escorra, seque as batatas, regue com um fio de azeite de oliva, misture e leve para a airfryer até ficarem sequinhas e douradas. Reserve.
- Agora leve ao fogo uma panela de fundo grosso, assim que estiver quente coloque uma boa quantidade de azeite de oliva, a cebola e o louro, refogue até murchar bem, adicione o alho e o bacalhau, refogue por mais uns minutos e enquanto isso, regue mais um fio de azeite de oliva.
- Com os ingredientes integrados, adicione a batata e a salsinha, misture bem e deixe no fogo baixo por uns dois minutos.
- Retire do fogo acrescente os ovos temperados com sal e misture, leve a panela ao fogo baixo apenas para os ovos coagularem, mas sem perder a umidade e cremosidade.
Como dessalgar o bacalhau?
Para começar retire o excesso de sal. Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos.
O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.
O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, troque a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas.
Lembre-se, o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Uma dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente. Fonte: Proteste.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Oi Eline =)
Adorei a receita, queria preparar bacalhau esse ano, mas esta difícil de engolir os preços do bacalhau haha
Até o falso bacalhau esta pra hora da morte (desenterrei essa) :s
Oi Cassis
Realmente, bacalhau está cada vez mais entre os artigos de luxo. Comprei esse em uma super promoção no Sams Club, caso contrário não seria possível.
Beijos
Todos os bacalhau que são vendidos aqui no Brasil não são bacalhau. Pode reparar que eles colocam tipo bacalhau. O único par que tem bacalhau de verdade é na Noruega. O resto é tudo como vc disse falso bacalhau. Kkkk
É verdade! Infelizmente é assim mesmo.
Olá Eline!!!!
Ótima sugestão, pelas fotos já deu pra ficar com água na boca!!!
Beijos e ótima semana pra você!! =)
Com um atraso considerável, mas respondendo.
Obrigada pela visita Déa.
Beijo