Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão de centeio com leite de coco, raspas de limão e cardamomo

A receita que trago hoje testei por curiosidade, nunca tinha experimentado um pão de cardamomo, inclusive tinha comprado cardamomo em pó, mas não fazia ideia do sabor e chegou a hora de desvendar.

A experiência não poderia ter sido melhor, a casa fica tomada por um perfume incrível, o sabor do pão é maravilhoso, aromático, fofíssimo, sem dúvida é um dos melhores pães que já experimentei. O cardamomo, o coco e as raspas de limão proporcionam uma série de sabores diferentes ao paladar.

Conheci a receita deliciosa no blog Comida de quinta.

Paodecardamomo

Pão de centeio com leite de coco, raspas de limão e cardamomo

Ingredientes:
200 ml leite de coco
¼ xícara melado de cana
30g manteiga em cubos
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
¾ xícara farinha de trigo branca
¾ xícara farinha de trigo integral
1 xícara farinha de centeio
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de cardamomo em pó
¾ colher (chá) de erva-doce (opcional)
½ colher (sopa) raspas de limão siciliano
4 colheres de farinha de trigo para ajustar o ponto (deixar separado)

Modo de fazer:
Em uma panela coloque o leite de coco, o melado e a manteiga, aqueça rapidamente para que a manteiga derreta. Espere amornar e polvilhe o fermento sobre a mistura, deixe descansando por 5 minutos.
Em um recipiente grande coloque todos os outros ingredientes, misture bem e faça uma cavidade no centro, despeje os líquidos e misture bem até obter uma massa lisa que solte das mãos. Se necessário coloque um pouquinho mais da farinha reservada para atingir o ponto.
Sove a massa por 10 minutos e coloque em um recipiente levemente untado com azeite, cubra com uma pano e deixe crescer por aproximadamente 1 hora ou até que dobre o volume.
Com a massa crescida, coloque-a em uma bancada, amasse o suficiente para expulsar o ar, modele fazendo uma bola, coloque em uma forma untada, cubra e leve para crescer por aproximadamente 50 minutos.
Enquanto isso, aqueça o forno a 180ºC, faça corte usando uma faca afiada (eu esqueci) e leve para assar por uns 25 minutos. Para saber se o pão está assado bata com os dedos na parte de baixo, você deverá ouvir um som oco.

PaodecardamomoI

11 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *