Carnes, Salgadas, Suína

Costelinha caramelizada

Essa costelinha proporciona uma série de descobertas, a cada garfada surge um novo sabor, seja com o gengibre que aparece suavemente picante, o anis que dá um toque especial com seu aroma sutil ou com a laranja que é a maior protagonista junto com a doçura do açúcar.
Deixe de lado o medo de misturar doce com salgado, ouse preparando uma costelinha doce e descubra sabores que podem te surpreender. Essa receita harmoniza muito bem com pratos com sabor suave, por exemplo um risoto de alho poró, de abobrinha e assim por diante. 
Ingredientes:

1 kg de costela suína cortada em pedaços
3 fatias de gengibre picado
2 cebolinhas picadas

1 cebola pequena
2 anises-estrelados
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
80 g de açúcar
125 ml de caldo de galinha (125 ml de água + 1 cubo)*
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de casca de laranja

* Se você puder opte por preparar um caldo de galinha caseiro para evitar a ingestão de caldos industrializados.
Modo de fazer:
Em uma panela coloque a costela, o gengibre, a cebolinha, a cebola, os anises, as 2 colheres de molho de soja, cubra com água e leve ao fogo. Ferva por 25 minutos, em seguida retire as costelinhas da panela e deixe esfriar. 
Enquanto a costelinha ferve, em um recipiente coloque o açúcar, o caldo de galinha morno, o molho de soja e as raspas de laranja. Misture bem até dissolver o açúcar e reserve.
Em uma frigideira bem quente coloque o azeite de oliva, a costelinha, refogue ligeiramente, adicione a mistura de açúcar, mexendo e mantendo em fogo baixo até que os ingredientes estejam incorporados e o molho reduzido, cuidando para não queimar. Assim que estiver pronto desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutinhos antes de servir.
A receita é do blog Cozinha Travessa.