Aves, Carnes, Salgadas

Bobó de frango

Bobó é um prato de origem africana, trazido para o brasil no Século XVII e atualmente conhecido como prato da cozinha baiana. Originalmente o bobó era feito com inhame, as principais receitas de bobó levam camarão, mas hoje o Mel e Pimenta traz uma receitinha com frango que ficou simplesmente divina.

Ingredientes:

1 kg de peito de frango em cubinhos

300 g de mandioca (aipim) cozida
1 cebola grande picada
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva ou dendê
5 colheres de tomates pelados amassados
1 xícara (chá) de água
1 vidro de leite de coco
2 colheres (sopa) de coentro picado
50ml de cachaça

Suco de limão
Pimenta-do-reino a gosto

Sal
Modo de fazer:
Coloque a mandioca em uma panela com água cozinhe o aipim até ficar macia, assim que estiver fria, bata no liquidificador com o leite de coco, se necessário adicione um pouco de água. Reserve.
Em uma panela de fundo largo coloque o azeite de oliva ou dendê, adicione o frango em cubos e refogue muito bem até dourar, adicione o alho e a cebola até ficarem transparentes, adicione sal e suco de limão e deixe os líquidos secarem, em seguida adicione a cachaça e mexa até evaporar, adicione o purê de tomates pelados e mexa novamente até finalizar o cozimento, se necessário acrescente um pouco de água. 
Adicione o creme de mandioca e a quantidade de água necessária, assim que ferver desligue o fogo, espalhe coentro e sirva bem quente com arroz branco e salada.