Faça em casa, Pães e Pizzas, Salgadas

Manteiga caseira e pão de buttermilk

Hoje vou ensinar a preparar Manteiga Caseira e com o soro dela vamos fazer um delicioso Pão de Buttermilk.

 

Estamos acostumados a comprar muitos produtos, na hora de decidir como vamos nos alimentar, muitas vezes acabamos optando pela praticidade e compramos produtos que podemos fazer em casa e um desses produtos é a manteiga.

 

Eu fui criada com manteiga caseira, feita com a nata extraída do leite das nossas vacas e o sabor é único e incrível.

 

Depois que eu passei a morar em Porto Alegre sempre comprei manteiga e de vez em quando eu trazia uma manteiga congelada da casa da mãe, mas há alguns dias parei para pensar e concluí que não faz sentido comprar manteiga se posso fazer a minha.

 

A inspiração veio minha querida amiga Ariana do blog A Casa Encantada, há pouco mais de um ano a Ari está presente diariamente na minha vida, por mais que eu esteja no RS e ela em SP, temos muito em comum. Nós não queremos fazer receitas complicadas ou refinadas, buscamos resgatar a simplicidade, buscamos a valorização do alimento e ficamos felizes quando inspiramos nossos leitores a mudarem pequenos hábitos de alimentação. Enfim, essa amiga é um presente que esse mundo da blogsfera me deu que quero levar para a vida.

 

Voltando para a manteiga… Resgate o jeito antigo de fazer as coisas e de se alimentar, pois o sabor de uma manteiga preparada em casa fica incrivelmente melhor do que da manteiga industrializada e você ainda pode fazer um pão macio, mas muito macio com o buttermilk.

O buttermilk sempre aparece em receitas gringas e nada mais é que o líquido do preparo da manteiga, aqui no Brasil ele não é usado e acaba sendo descartado.

manteiga-caseira-baixa-4

Manteiga caseira

Ingredientes:

1 pote de nata (400g) ou de creme de leite fresco (500ml) – Em temperatura ambiente

 

Modo de fazer:

Coloque a nata no processador ou batedeira. Caso você use a batedeira, a manteiga vai respingar um pouco, então se a sua batedeira tiver tampa use-a, ou coloque um pano sobre a batedeira fazer menos sujeira.

Em seguida comece a bater em velocidade alta, em alguns minutos você perceberá que a gordura irá começar a se separar do líquido, assim que se formar uma bola da manteiga você pode parar de bater.

Despeje o soro (buttermilk) em um recipiente e usando uma espátula de silicone ou uma colher grande, pressione a manteiga para extrair qualquer restinho de soro que ainda tenha ficado e volte a despejar no recipiente. Agora forme uma bola com a manteiga.

manteiga-caseira

Para aumentar a durabilidade a manteiga precisa ser bem lavada, esse processo irá eliminar todo o soro. Então prepare uma tigela com água gelada, coloque a manteiga nessa tigela e comece a lavar massageando a manteiga com as mãos. No início a água ficará esbranquiçada, então repita o processo até que a água fique cristalina.

Com um bom papel toalha, seque a bolinha de manteiga que estará firme por causa da água gelada.

Acomode-a em um recipiente e guarde na geladeira.

Se você preferir pode temperar com sal antes de guardar.

 

Pão de Buttermilk

Agora é hora de aproveitar o soro da manteiga e preparar um pão delicioso.

pao-de-buttermilk-baixa-1

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 colher (sopa) de sal
1/4 de xícara de buttermilk
200 ml de água morna
Farinha de trigo para finalizar

Modo de fazer:

Em uma bacia grande misture as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e despeje o buttermilk e a água. Comece a misturar os ingredientes com a ponta dos dedos.

Integre bem os ingredientes até obter uma uma bola de massa homogênea, acrescente a quantidade de farinha para que a massa desgrude das mãos. Coloque a massa sobre a bancada polvilhada com farinha e sove por 10 a 15 minutos.

Coloque a massa dentro da bacia, cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume.

Leve a massa de volta para a bancada, amasse para expulsar o excesso de ar, modele o pão e leve para crescer por 30 minutos coberto por um pano.

Leve o pão ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 35 minutos a 200C. Dois minutos antes de retirar do forno, pincele manteiga na superfície do pão e coloque-de volta, ele vai ficar bem douradinho.

Coloque o pão sobre uma grade e deixe esfriar.

Sirva com a sua deliciosa manteiga caseira.

 

Pão de buttermilk e manteiga caseira