Especiais, Faça em casa, Para Presentear, Salgadas, Temperos

Preserved Lemons | Conserva de limão

Preserved Lemons e se preferir pode chamar de conserva de limão, essa receita se trata de um tempero, que vai ter que ficar guardado para atingir o ponto ideal, mas depois de pronto você terá um caldo cheio de sabor para usar nas mais variadas receitas.

Eu conheci essa receita há uns dois anos atrás no Blog Quintal, um espaço lindo e inspirador. Na época eu preparei essa conserva e acabei nunca fotografando para compartilhar com vocês.

como-preservar-limao-3-baixa

Depois de já conhecer e ter virado fã desse tempero, o Juan me presenteou com o livro Jerusalém Sabores e Receitas, um livro de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi que traz uma mistura de histórias, memórias e receitas de Jerusalém. Nesse livro a receita de conserva limão está entre os destaques de receitas importantes para o seu povo.

O caldo e os cubinhos de limão podem ser usados para as mais diversas receitas  como no tradicional cuscuz, em molhos, saladas e carnes.

Eu testei a receita com limões sicilianos e também com cidra, as duas deram super certo. No livro citado acima, o autor fala que a receita pode ser feita com qualquer limão.

como-preservar-limao-baixa

 

Preserved Lemons | Conserva de limão

Ingredientes:

5 limões sicilianos
Suco de 2 limões sicilianos
100 g de sal grosso
Ramos de tomilho fresco
1 frasco com fechamento hermético
Água filtrada

 

Modo de fazer:

Corte os limões ao meio e depois corte cada metade em quatro partes.

Espalhe um pouco de sal grosso no fundo do vidro até formar uma fina base, acomode uma camada de pedaços de limão pressionando para encaixar e aproveitar bem o espaço, cubra com sal adicione ramos de tomilho, em seguida coloque mais uma camada de limões polvilhe sal e tomilho.

Repita a operação até completar o vidro.

Adicione o suco de limão, complete com água filtrada até cobrir os limões.

Feche o vidro, guarde na geladeira por um mês antes de começar a usar. Lembre-se de sacudir o vidro três vezes por semana até que esteja pronto para uso.

O livro diz que não precisa guardar na geladeira, mas como aqui é muito quente eu prefiro manter refrigerado.

como-preservar-limao-2-baixa

Conserva de Limão Siciliano