Biscoitos, Doces, Especiais, Integrais, Para a lancheira, Para Presentear, Saudáveis

Biscoitos integrais com recheio de chocolate

Fazer biscoitos em casa é uma tarefa fácil, mas na correria e na rotina da vida, as pessoas acabam comprando os biscoitos industrializados e ultraprocessados. Existem tantas receitas de cookies dos mais variados sabores e métodos, basta um pouco de dedicação para termos uma alimentação mais saudável e muito, mas muito mais saborosa.Quando se fala em biscoitos sabemos que as crianças são loucas pelos recheados, que são terríveis para a saúde dos pequenos, então é importante buscar formas de construir o paladar dessas crianças para que eles apreciem comida de verdade e para que eles sejam adultos saudáveis.

A receita de hoje é uma aliada para as mamães e para todos os grandinhos que querem comer comida de verdade, esse biscoito é maravilhosamente crocante, muito saboroso, rico em fibras e recheado com chocolate de qualidade.

 

Biscoitos integrais com recheio de chocolate

Ingredientes:
2 1/2 xícaras farinha de trigo integral
1 colher (chá) de fermento em pó

170 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar mascavo
2 gemas ligeiramente batidas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
 2 colheres (sopa) de leite (se necessário)
Açúcar mascavo para polvilhar as formas
Recheio:

200 g de chocolate meio amargo ou amargo

Modo de fazer:

Em uma tigela média, misture a farinha integral, o sal e o fermento. Reserve.
Corte a manteiga em cubos, coloque em uma tigela grande e deixe em temperatura ambiente até que ela fique bem pastosa. Em seguida adicione o açúcar e misture bem usando uma espátula, acrescente as gemas e o extrato de baunilha e envolva completamente os ingredientes.
Comece a acrescentar a mistura de farinha, fermento e sal sobre a manteiga, vá acrescentando aos poucos envolvendo os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Caso a massa esteja esfarelando demais acrescente o leite, uma colher por vez, mas no meu caso não foi necessário.
Divida em quatro partes, molde-as em bolas e achate cada uma em formato de disco grosso. Envolva os discos individualmente com filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos.
Agora é hora de fazer os biscoitos, aqueça o forno a 200C e polvilhe um pouco de açúcar mascavo no fundo de duas formas grandes.
Na bancada polvilhe um pouquinho de farinha integral e abra a massa usando um rolo e corte os biscoitos no tamanho que desejar. Acomode os biscoitos na forma, deixando aproximadamente 2 cm entre cada biscoito. Leve para assar por aproximadamente 10 minutos. Eles devem ficar com as laterais douradinhas.
Retire os biscoitos do forno e retire da forma enquanto eles ainda estão quentes, se possível deixe-os esfriando sobre uma grade.

Eu fiz biscoitos de 3,5 cm e a receita rendeu 100 biscoitos e consequentemente, 50 biscoitos recheados.

Agora que os biscoitos estão frios é hora de rechear. Corte o chocolate em pedaços, coloque em uma tigela e derreta em banho-maria ou no microondas mexendo delicadamente, algumas vezes. Assim que o chocolate estiver completamente derretido ele estará bem fluído, para facilitar a montagem dos biscoitos é melhor esperar um pouco, para que ele fique bem cremoso, mas não muito líquido.

Usando uma colher pequena, coloque um pouco de chocolate no centro de um biscoito e acomode o outro biscoito por cima, pressione delicadamente para que o chocolate se acomode, mas sem forçar para que ele não escorra. Coloque os biscoitos em uma superfície plana e aguarde até o chocolate endurecer completamente antes de guardar.