Acompanhamentos, Carnes, Peixes e Frutos do Mar, Salgadas

Bacalhau à Brás

O bacalhau a brás é um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, feito a base de bacalhau e batata palha caseira. Ao longo dos tempos a receita acabou sofrendo alterações, a principal é a substituição por batata palha comprada e isso sem dúvida afeta o resultado do prato.

Tentando manter as origens da receita que teria sido criada por um taberneiro de Lisboa chamado Brás, preparei a receita fazendo a batata em casa e garanto que vale a pena. A mistura da batata, bacalhau, muita cebola e ovos resulta em um delicioso e úmido prato.

Ingredientes:
300 g de bacalhau dessalgado (usei em lascas)
200 g de cebola finamente fatiada
400 g de batata em palitos bem finos
2 dentes de alho picados
Azeite de oliva
Salsinha picada
Louro
4 ovos
Óleo para fritar

Modo de fazer:
Cozinhe o bacalhau em uma panela com água por 10 minutos. Escorra e deixe esfriar um pouco, em seguida desfie e reserve.

Corte as batatas em finos palitos e frite em óleo, escorra e reserve.

Eu preparei as batatas na air fryer, nesse caso, em uma panela com água e sal, cozinhe por dois minutos após começar a ferver, escorra, seque as batatas, regue com um fio de azeite de oliva, misture e leve para a air fryer até ficarem sequinhas e douradas. Reserve.

Agora leve ao fogo uma panela de fundo grosso, assim que estiver quente coloque uma boa quantidade de azeite de oliva, a cebola e o louro, refogue até murchar bem, adicione o alho e o bacalhau, refogue por mais uns minutos e enquanto isso, regue mais um fio de azeite de oliva.

Com os ingredientes integrados, adicione a batata e a salsinha, misture bem e deixe no fogo baixo por uns dois minutos. Retire do fogo acrescente os ovos temperados com sal e misture, leve a panela ao fogo baixo apenas para os ovos coagularem, mas sem perder a umidade e cremosidade.

Com a companhamento a receita rende aproximadamente 4 porções.

Como dessalgar o bacalhau.

Para começar retire o excesso de sal. Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos.

O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.

O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, troque a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas.

Lembre-se, o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Uma dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente. Fonte: Proteste.

 

 

Bacalhau a Bras