Doces, Sobremesas

Arroz doce com bananas douradas | Porto a Porto

O arroz doce ou arroz de leite é conhecido no Brasil como um doce de origem portuguesa, essa dedução é compreensível pois essa famosa iguaria chegou ao Brasil trazida pelos portugueses. Porém o prato nasceu na Ásia e tradicionalmente é servido nos casamentos na Índia. O arroz doce é preparado pelos indianos com cardamomo ao invés da nossa canela. Já na Tailândia ele é feito com leite de coco e servido com manga.

Por volta do século XII a receita se espalhou pela Europa e depois chegou aos outros países, como o Brasil em função da colonização.

Preparei essa receita especialmente para a  Importadora Porto a Porto, que é a nova empresa parceira do Mel e Pimenta. A empresa trabalha com importação de alimentos, colocando à disposição do mercado brasileiro produtos para gastronomia de ótima qualidade.

Para selar essa parceria a Porto A Porto enviou um kit super bem selecionado de produtos da Paganini. A marca tem fábrica na Itália e oferece produtos de qualidade incrível que eu já utilizava com frequência aqui em casa.

Recebi o Arroz Carnaroli que assim como o arroz arbóreo, é utilizado para fazer o verdadeiro risoto italiano, veio também uma caixa de Conchiclioni grano duro que é uma delícia para preparar com os mais variados recheios, ainda tem o Azeite de oliva e a massa integral.

Agora falando da receita, normalmente o arroz doce é preparado com arroz comum, mas eu adoro usar arroz para risotos. O amido presente nesses tipos de arroz confere uma cremosidade extra à sobremesa, deixando-a com uma textura aveludada e deliciosa.

Para deixar a receita com um toque bem brasileiro eu preparei as bananas douradas que deram um toque super especial ao prato.

Para o arroz:
100 g de arroz carnaroli
200 ml de leite de coco
800 ml de leite integral (aprox)
1 pau de canela em rama
1 fava de baunilha
4 colheres de açúcar

Para as bananas:
2 bananas prata cortadas em rodelas de 1 cm
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de água
1/2 colher (sopa) de mel
2 tampas de conhaque ou rum

Modo de fazer:
Com uma faca abra a fava de baunilha no sentido do comprimento, usando a ponta da faca raspe as sementinhas. Em uma panela larga e de fundo grosso coloque o leite de coco e 500 ml de leite, adicione a canela e a fava com suas sementes. Leve a panela ao fogo e assim que levantar fervura acrescente o arroz e o açúcar.

Mexendo constantemente cozinhe em fogo baixo até que o grão esteja macio acrescentando o restante do leite aos poucos.

Cada marca de arroz tem um tipo de absorção diferente, por isso você deve adicionar os líquidos aos poucos até chegar ao ponto ideal. Lembre-se que depois de pronto o arroz ainda irá secar um pouco mais, então para que o doce mantenha a cremosidade é importante que ele fique bem molhadinho quando finalizado.

Descarte a canela e a fava de baunilha, coloque o arroz em potinhos individuais e leve para gelar.

Para as bananas douradas, em uma panela ou frigideira coloque o açúcar, a água e o mel e leve ao fogo, assim que começar a ferver acrescente a banana e deixe ferver por alguns minutos para que a banana fique dourada. Se necessário acrescente mais algumas gotinhas de água.

Desligue o fogo, adicione o rum ou conhaque, mexa bem e finalize o doce com as bananas douradas.