Massas, Salgadas, Vegetarianas

Talharim com berinjela e tomate-cereja

Essa receita foi uma grata surpresa, preparei num domingo e amamos o resultado. Ela é perfeita para o verão, é colorida, festiva e cheia de surpresas, a berinjela, o alho poró e os tomates-cereja conferem uma linda cor e sabores maravilhosos, as nozes entram para deixar mais crocante e gostosa.

A inspiração dessa receita vem do blog Cucchiaio Pieno a amiga Léia, o fiz algumas adaptações, acrescentei a abobrinha, o alho poró e troquei os pinoles pelas nozes, pois aqui no Brasil os pinoles são artigo de luxo.

Servi essa receita com o vinho Finca Altorfer Malbec 2011 que recebi do Clube dos Vinhos e a harmonização ficou perfeita.

Ingredientes:
300g de talharim
300g de tomate-cereja cortados ao meio
2 berinjelas médias (usei uma abobrinha)
2 talos de alho poró em rodelas
2 dentes de alho picados
2 colheres de nozes picadas
Óleo para fritar (se preferir fritar)
Azeite de oliva
Orégano fresco
Sal

Modo de fazer:
Essa receita indica que se prepare a berinjela fritando em óleo, mas para eliminar a gordura do prato decidi testar e comparar três formas de preparo: fritando, assando em forno bem quente com a forma untada e na fritadeira sem óleo apenas pincelando um pouquinho de azeite de oliva. As três opções ficaram perfeitas e gostosas.

Corte as berinjelas e abobrinhas em finas rodelas e prepare da forma que achar melhor, frita, assada ou na air fryer e reserve.

Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe a massa até ficar “al dente”.

Aqueça uma frigideira, regue com um fio de azeite de oliva, coloque o alho poró e refogue até murchar, adicione o alho e refoque, adicione os tomates e as nozes e refogue por uns 5 minutos até murchar um pouco os tomates. Em seguida misture a berinjela e abobrinha, misture, ajuste o sal e polvilhe o orégano fresco.

Misture o molho com a massa e sirva.