Pasta de castanha-de-caju caseira
A receita de hoje é dessa versátil e saborosíssima Pasta de castanha-de-caju caseira, de preparo muito fácil, ela é um ótima opção para servir como entrada, acompanhada por pães, queijos e frios, para montagem de sanduíches, para acompanhar petiscos e muito mais.
Essa pasta é vegana e sem lactose, eu aprendi a fazer essa pastinha com a minha irmã, a Morgana é uma das intolerantes à lactose da minha família e busca opções gostosas para substituir os produtos feitos com leite. Eu não sou intolerante, mas me apaixonei instantaneamente por essa pasta, além de usar como substituto de requeijão, ela também usa para finalizar pratos salgados que levariam creme de leite.
Pasta de castanha-de-caju caseira
Confira outras receitas de pastas deliciosas que são perfeitas para servir de entrada com pães Coalhada seca caseira, Pasta de gorgonzola, damasco e nozes e Pasta de couve-flor e sementes de girassol.
- 1 e ½ xícara de castanha-de-caju sem sal
- 4 xícaras de água
- Suco de limão
- Água gelada
- Sal
- Ervas
- Em uma panela coloque as castanhas-de-caju e as quatro xícaras de água e leve a panela ao fogo.
- Cozinhe as castanhas por aproximadamente 45 minutos, até que elas estejam completamente macias.
- Depois de bem cozidas, despeje as castanhas em uma peneira ou coador, descartando o líquido do cozimento.
- Coloque a peneira embaixo da torneira e lave muito bem as castanhas.
- Escorra, coloque as castanhas dentro do processador e bata até obter uma mistura farelenta.
- Nesse momento adicione sal, uma colher de suco de limão e comece a adicionar água gelada bem aos poucos e batendo sempre até obter uma mistura cremosa e o mais lisa possível.
- Leve em consideração que que depois de ficar na geladeira, a sua pasta vai ficar um pouco mais firme.
- Experimente a sua pastinha, se necessário coloque um pouco mais de suco de limão, sal ou água para dar a cremosidade desejada.
- Depois é só conservar na geladeira.
- Aqui em casa temperamos uma pequena quantidade para que a pasta dure mais e assim podemos variar e criar diversos sabores.
- Se você for temperar com ervas, lave-as e seque muito bem com papel toalha, pique finamente e adicione os temperos desejados fora do processador, misturando manualmente.
Siga também o nosso perfil no Pinterest.