Pão chinês e um sanduíche de pernil delicioso
A receita de hoje vai ensinar você a preparar o pão chinês e um sanduíche de pernil de porco feito na cerveja simplesmente delicioso.
O bun, pão chinês é simplesmente apaixonante, é um pão úmido, aveludado e por ser assim sem cor, ele até pode parecer sem graça, mas as aparências enganam, ele é muito saboroso e sua textura é maravilhosa.
O pão cozido no vapor é muito prático, pois é preparado no fogão. Eu já costumava fazer essa receita de pão chinês em formato redondo, mas a versão de hoje é perfeita para montar os mais variados sanduíches.
É claro que você pode usar as ideias de recheio para se inspirar e assim você pode criar o seu sanduíche usando os ingredientes que você mais gosta, mas sugiro fortemente que você use carne suína para rechear seu sanduba, pois combina incrivelmente com esse pão chinês.
Pão chinês e um sanduíche de pernil delicioso
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açucar
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- ½ colher (chá) de fermento instantâneo (para bolos)
- 1 xícara de água morna
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou óleo de girassol
- ¾ colher (chá) de sal
- Farinha para finalizar e sovar
- Óleo para untar
- Em uma tigela grande coloque a farinha, o açúcar, os fermentos e misture.
- Faça uma cavidade no centro, despeje a água morna, a manteiga ou óleo, o sal e comece a misturar com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea.
- Adicione a quantidade necessária de farinha para que a massa atinja o ponto ideal, desgrudando das mãos, mas evite usar farinha em excesso.
- Coloque a massa sobre a bancada polvilhada com farinha e sove por aproximadamente 15 minutos.
- Coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em local fechado e quentinho, pode ser no forno (desligado) por aproximadamente 1h ou até dobrar de volume.
- Nos dias frios eu gosto de colocar uma tigela ou uma bolsa térmica no mesmo ambiente, ambas com água quente. Isso vai ajudar na fermentação.
- Assim que a massa estiver crescida coloque a sobre a bancada enfarinhada e sove ligeiramente para expulsar o excesso de ar.
- Divida a massa em oito parte iguais e modele em formato de bolinhas.
- Acomode-as em uma forma enfarinhada, cubra com um pano e deixe crescer por aproximadamente 20 minutos, sempre em local fechado.
- Agora, com o rolo de massa e na bancada enfarinhada, abra cada bolinha em forma de disco redondo de 10 a 15cm de diâmetro.
- Unte levemente metade do disco e dobre ao meio, como se fosse um pastel, mas sem pressionar, pois queremos que a massa se abra depois de cozida para colocar o recheio.
- Coloque os pães de volta na forma e coloque para crescer novamente por 20 minutos.
- Enquanto isso, coloque um pouco de água para aquecer com o cesto para cozimento no vapor acoplado e aguarde até ferver.
- Acomode os pães no cesto de vapor (no meu caso consigo cozinhar três pães por vez) e cozinhe por 8 a 10 minutos em fogo baixo.
- Retire os pães e repita a operação até ter seus oito pães cozidos.
- Recheie da forma que preferir e sirva.
Para a montagem do meu sanduíche eu usei esse delicioso Pernil de porco desfiado na pressão e feito com cerveja, rúcula e essa Salada de repolho com beterraba que eu amo, por ser agridoce e ter essa cor linda.
Fez o Pão chinês e um sanduíche de pernil na sua casa? Nos conte o que achou, vamos adorar saber a sua opinião.
Qual forma de armazenamento e tempo de armazenamento do pão após cozido?
Oi Fernanda!
Esse é um pão úmido, é melhor fazer e consumir em no máximo 24h, mas você pode congelar.
Para aquecer, você pode colocar no vapor novamente, ele vai ficar renovado.
Parabéns! Estou encantada com o seu blog. Nunca vi um lugar com tantas receitas maravilhosas, diferentes, criativas e que inspiram a gente a cozinhar!
Olá Viviana!!
Você não faz ideia do quanto essa mensagem me deixou feliz.
Fico muito contente por você ter chegado até o Mel e Pimenta e por poder inspirar você.
Obrigada de coração, espero que você aproveite muitas receitas.
Beijo!
Qual forma de armazenamento e tempo de armazenamento do pão após cozido?
Olá, Fernanda.
Pela forma de cozimento o ideal é preparar e consumir no mesmo dia, mas caso queira consumir no dia seguinte, você pode reaquecer no vapor para recuperar a umidade e maciez.
Obrigada pelo contato!
Olá, Fernanda!
Pela forma de cozimento, o ideal é preparar e consumir no mesmo dia, mas caso queira utilizar no dia seguinte, o ideal é aquecer no vapor para recuperar a unidade e maciez.
Obrigada pelo contato
Adorei a receita ! fiquei com uma duvida, essa receita com 3 xicaras de farinha so faz 8 paezinhos?
Oi Roberta
Isso mesmo, com essa medidas fiz os oito pães da foto.
Depois me conta se gostou do resultado.
Beijo
Nossa!!! Só tem receitas maravilhosas nesse blog!! Obrigada.
Olá Patrícia!
Nada pode ser melhor do que encontrar um comentário como o seu.
Isso é uma grande recompensa e espero de verdade que você possa reproduzir as receitas na sua casa e servir para as pessoas que você gosta.
Um grande beijo!