Conheça o aplicativo Loomos

Muito além do “contém glúten”

>> O aplicativo Loomos, criado pelos empreendedores gaúchos Fábio Licks e Rodrigo Busata, possui funcionalidade inédita no país para ajudar intolerantes, alérgicos e quem quer se alimentar melhor.

>> Diferencial é a capacidade de ler o rótulo e comparar suas informações com um banco de dados com mais de 10 mil ingredientes catalogados.

>> “Um único ingrediente pode ter mais de cinco apresentações escritas diferentes; e o consumidor não tem a obrigação de conhecer todas”, exemplifica Fábio Licks, sócio do Loomos.

 

Há muito tempo, as câmeras dos smartphones fazem muito mais do que fotos e vídeos. Elas são usadas para ler códigos de barra de boletos, QR-Codes em programas de tevê, para traduzir documentos, para caçar personagens de games e até para reconhecer plantas comestíveis. Recém lançado nas lojas de aplicativos para smartphones, o Loomos, criação dos empreendedores gaúchos Fábio Licks e Rodrigo Busata, acrescenta a esta lista uma nova e saudável funcionalidade: a identificação de ingredientes descritos nos rótulos dos produtos. Fábio é formado em Ciências da Computação e Rodrigo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Um único ingrediente pode ter mais de cinco ou seis formas diferentes de ser apresentado em um rótulo. O Loomos vai ajudar o consumidor a descobrir se um produto possui glúten, lactose, corantes, aditivos, açúcares ou qualquer elemento que ele queria evitar, tenha intolerância ou alergia”, explica Licks, co-fundador da solução.

 

Licks enumera as utilidades do novo app. “E primeiro lugar, o Loomos possibilita que as pessoas entendam os rótulos, indicando a presença de elementos que podem ser desconhecidos. Depois, ele ajuda nos casos em que o consumidor tem problema de visão, a letra é muito pequena ou mesmo há falta de atenção na leitura — não escapa nada à lente do Loomos. Outro benefício é que o app vai além do que prevê a lei de rotulagem brasileira, auxiliando quem simplesmente não gosta de um determinado tempero ou prefere evitar aditivos e conservantes. Por fim, o Loomos está atento ao fato de que qualquer ingrediente pode causar algum tipo de alergia, e que isto não está coberto pela legislação que regula os rótulos.”

 

O app está disponível para Android (Google) e iOS (Apple) e possui versões gratuita e para assinante. A versão paga libera diversas funcionalidades extras, como a possibilidade de personalizar os perfis de consumo, navegar pelo banco de ingredientes de cada perfil e retirar avisos de publicidade.

 

Passo a passo:

  1. O usuário abre o app, escolhe um perfil entre os sugeridos (alergia a crustáceos, alergia à proteína do ovo, alergia ao amendoim, alergia ao glúten, alergia ao leite, alergia aos açúcares, intolerância à lactose, oleaginosas, veganos, vegetarianos e vida saudável)
  2. Aponta a câmera do celular para uma embalagem de produto (ou receita, cardápio etc.) e o app irá buscar a identificação de qualquer ingrediente que pertença ao perfil selecionado.

 

Diferencial

“O que diferencia o Loomos de todos os demais aplicativos deste tipo é a capacidade de leitura das informações do rótulo, e não do código de barras”, afirma Licks. Assim que a câmera do smartphone é apontada para o rótulo, a tecnologia OCR (Optical Character Recognition) do smartphone compara os ingredientes com sua base de informações e indica na tela do app se há a presença de algum elemento associado ao perfil escolhido pelo usuário. O banco de dados do app é composto por mais de 10.000 ingredientes catalogados e organizados em mais de 25 categorias distintas, agrupadas em dezenas de perfis alimentares.

 

“O Loomos é mais do que informativo, ele contribui para a educação alimentar. Contamos com a consultoria permanente de uma nutricionista especialista na área de alergias e intolerâncias, que atualiza constantemente o banco de dados com novos ingredientes e suas nomenclaturas”, acrescenta Licks.

 

“Será que todo vegano sabe, por exemplo, que determinado tipo de amendoim industrializado pode contar um aditivo de origem animal em sua formulação? Ou que as margarinas, embora sejam classificadas como de origem vegetal, podem conter na sua composição ingredientes de origem animal?”, pergunta.

 

 Consultoria especializada

Consultora e entusiasta do Loomos, a nutricionista Maria Julia C. Rosa reconhece a importância da ferramenta. “O Loomos App é um aplicativo de grande interesse à sociedade, uma vez que simplifica a leitura de rótulos e ajuda o consumidor a fazer escolhas mais conscientes. Ele irá possibilitar que pessoas alérgicas, veganas ou que simplesmente prefiram não ingerir determinados aditivos alimentares escolham seus produtos de maneira rápida e acessível”. Maria Julia é pós-graduada em avaliação metabólica e nutricional do onívoro ao vegetariano, professora de pós-graduação nas áreas de dietoterapia e microbiota intestinal, capacitada em atendimento a vegetarianos pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e coordenadora da SVB em Porto Alegre.

 

De intolerantes a vegetarianos

A base de informações do Loomos é organizada em categorias de ingredientes, e contempla, entre outros, os 17 alimentos/alérgenos especificados pela Anvisa na legislação que regula a Rotulagem de Alimentos no país: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli e castanhas, além de látex natural.

 

Além disso, há outras categorias suportadas pela app como, por exemplo, alergia ao gergelim, sulfitos, aditivos controversos e açúcares, entre muitas outras. O Loomos passa a ser uma ferramenta importante ainda para as pessoas que têm alguma preferência alimentar, como os veganos, os vegetarianos, aqueles que simplesmente não gostam de um tempero e todos os que evitam algum ingrediente em nome de uma alimentação mais natural e saudável.

Site: loomos.com.br

Loja Android – Google: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.loomos.app

Loja iOS – Apple: https://apps.apple.com/br/app/loomos-dietas-e-alergias/id1523397047

Facebook e Instagram: @loomosapp

Vídeo do funcionamento: https://www.dropbox.com/s/j2cqtoddb5x3i83/RPReplay_Final1598825232.MP4?dl=0

 

 

Assessoria de Imprensa

Juliano Rigatti – Uzina.co

Telefone e WhatsApp: 51-997146196

E-mail: juliano@uzina.co