Nhoque de aipim
Essa raiz é conhecida como mandioca, aipim e macaxeira, em cada região leva um nome diferente, mas todo mundo conhece e sabe o quanto essa ela é versátil, utilizada em pratos salgados e doces que sempre ficam deliciosos, desde o tradicional escondidinho até o aipim frito que é uma delícia.
Esses dias eu tinha aipim congelado em casa e pesquisando encontrei essa receita no canal do Homens Gourmet, pra acompanhar preparei um autêntico molho a bolonhesa, uma salada e pronto, a refeição está completa.
Ingredientes:
500g de aipim (considere esse peso para o aipim cozido)
Farinha de rosca
1 ovo
Sal
Azeite de oliva
Use o molho de sua preferência, eu fiz com esse Molho Bolonhesa.
Modo de fazer:
Cozinhe o aipim em água com e um pouco de sal até que fique bem macio. Escorra bem, reserve, deixe esfriar um pouco e usando um amassador de batatas esmague até obter uma massa.
Com a massa fria, ou levemente morna, adicione o ovo e misture muito bem, em seguida comece a adicionar farinha de rosca aos poucos, não exagere na farinha. O ponto ideal é quando você chegar a uma massa que gruda levemente nas mãos, mas fica fácil de moldar.
Agora espalhe farinha de rosca sobre uma bancada, faça rolinhos e corte os nhoques.
Escolha o prato que será utilizado, pode ser uma travessa ou ramequins individuais. Unte o prato com azeite de oliva, coloque uma camada de nhoque, regue com o molho bem quente, coloque mais uma camada de nhoque e outra de molho. Leve ao forno médio preaquecido e deixe por uns 10 a 15 minutos, é apenas para integrar os ingredientes e aquecer o nhoque.
Ótima receita Eline pois nem precisa cozinhar o nhoque. Bj!
Olá Jotta e Rosley
Sim, essa receita é muito prática, e por não levar farinha os nhoques ficam super lever.
Beijo