Medalhão de filé ao molho de vinho tinto
A receita de hoje é uma perdição o vinho vem com um sabor marcante delicioso que contrasta com toda a delicadeza do purê de batata-doce que preparei para acompanhar o prato. É uma receita que não tem complicações no preparo e o resultado é super sofisticado e com sabores instigantes.
Como o vinho é a estrela principal do prato escolha um vinho de qualidade e arrase servindo essa delícia para a família e os amigos.
Preparei essa receita para harmonizar com o vinho italiano Franconia D.O.C. que recebi do Clube dos Vinhos. Confira o post completo nesse link.
Ingredientes para o molho:
1 colher de manteiga
1 cebola roxa picada
30 ml de conhaque
30 ml de vinagre balsâmico
500 ml de vinho tinto seco (de boa qualidade)
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de manteiga
120 g de manteiga
Sal e pimenta moída
Para o molho: Coloque a primeira colher de manteiga e a cebola roxa em uma frigideira de cabo comprido e refogue até ficar transparente. Adicione o conhaque e flambe*, acrescente o vinagre balsâmico e molho de soja e deixe reduzir.
Coloque um raminho de alecrim, o vinho tinto, deixe ferver até reduzir os líquidos a 3/4.
Em um recipiente coloque a farinha com a segunda colher de manteiga e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa e reserve.
Com o molho reduzido, acrescente a farofa (farinha + manteiga) aos poucos e vá misturando com um fouet (batedor aramado). Nem sempre é necessário colocar toda a farinha, a ideia é obter um molho cremoso.
Passe o molho por uma peneira, coloque o creme de volta na frigideira limpa e aqueça-o novamente, acrescente a manteiga sem deixar ferver, tempere com sal e pimenta.
Para os medalhões: Aqueça muito bem uma frigideira, adicione a manteiga, acomode os 4 medalhões e deixe até a face ficar bem selada. Vire a carne polvilhe sal sobre o lado que já está douradinho. Assim que o segundo lado estiver selado, vire, adicione sal e passe a virar para dourar as laterais mais rapidamente.
Para saber o ponto conte aproximadamente 2 minutos de cada face e 1 minuto em cada lateral.
Acomode o filé em um prato, regue com um molho e sirva com um purê bem cremoso ou um arroz branco. Eu servi com essa receita de purê de batata-doce.
*Como flambar: Adicione a bebida alcoólica, que nesse caso é o conhaque e incline ligeiramente a frigideira para o álcool incendiar, deixe flambar até acabar a chama.
Cuidados:
– Tenha uma tampa do tamanho da frigideira por perto, caso o fogo saia do seu controle, coloque a tampa para encerrar o processo.
500ml é muito vinho! Testei a receita e o molho ficou muito forte, acaba por dominar o sabor.
Boa tarde Jorge!
Essa receita foi feita aqui e ficou deliciosa, usando 500ml e reduzindo como indica a receita.
Saiba que tudo é relativo, pode ter variação em função do tipo de vinho usado, de como foi feita a redução e é claro, todos temos paladares diferentes.
Assim como desagradou ao seu, essa receita agradou a muitos outros.
Lamento que não tenha gostado do resultado e espero que faça outras receitas do blog.
Um abraço e uma boa semana para você.
Olá! Tudo bem?
Recentemente, comi em Mendoza/Argentina, um filé mignon ao molho de vinho tinto. Era um pouco adocicado. Uma delícia.
Você teria uma receita parecida para me passar? Prometi fazer aqui em casa.
Desde já agradeço,
Simone.
Olá Simone
Deve ser uma delícia essa versão que você experimentou, mas infelizmente não tenho uma receita testada.
Se eu fosse fazer com um toque doce, eu começaria com um pouco de açúcar mascavo até derreter e caramelizar levemente e depois continuaria o preparo do molho.
Um beijo!
Eline, parabéns!!! O prato é lindo e dar água na boca… E olha que estou escrevendo isso antes de ir pra cozinha testar sua receita!!! Depois te conto se dei conta de fazer o lindo ficar gostoso…
Olá Rogério
Estou vendo a sua mensagem agora e espero de verdade que você tenha aprovado a receita e curtido preparar esse prato.
Quando puder me conta.
Abraço!
lindo! isso em qualquer mesa faz um brilharete e deve ser bem apetitoso.
http://www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt
Sim é um prato que impressiona e não é nada difícil de preparar.