Docinho de chocolate e castanha portuguesa
A receita de hoje tem como base a castanha portuguesa, ainda pouco conhecida no Brasil, também é conhecida como castanha européia. Originária da Castana na Grécia onde até hoje elas são produzidas em larga escala. As primeiras mudas teriam sido trazidas ao Brasil através dos Portugueses.
O fruto é envolvido por uma cápsula coberta por espinhos, depois de colhidas e retiradas dessa proteção, as castanhas podem ser consumidas simplesmente cozidas em água ou em inúmeros pratos salgados como risotos, purês, assados, molhos e torradas e no famoso prato francês Marrom Glacê.
Eu tive acesso a essa fruta, pois na casa dos meus pais tem duas grandes árvores, mas não é muito comum ver castanhas por aqui, a não ser em alguns mercados públicos ou congeladas em alguns supermercados.
Foto: Blog Estadão |
A proposta de hoje foi fazer um docinho utilizando as castanhas e deu certo, o resultado foi um doce cremoso e aveludado. Confira a receita.
Ingredientes:
1 xícara de polpa de castanha portuguesa
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de manteiga
100g de chocolate meio amargo derretido 70% cacau
Cacau em pó
Modo de fazer:
Coloque as castanhas para cozinha em água por aproximadamente 40 minutos, escorra, descasque as castanhas e separe a polpa. Esmague com um garfo ou esmagador de batatas, coloque a polpa em uma panela, adicione o açúcar e a manteiga e cozinhe até obter um puré que desgrude da panela, durante o cozimento desmanche os grumos das castanhas que poderão ter restado. Desligue o fogo e reserve.
Assim que o purê estiver morno, adicione o chocolate derretido e reserve até que a mistura esteja totalmente fria, em seguida modelo os docinhos e acomode em um prato ou forminhas e polvilhe cacau.
Fonte: Sadia
gostei de saber um bocadinho da história da castanha, gosto bastante delas no forno ou cozidas nunca provei em bolos ou em docinhos como estes, ficaram lindos e tão gulosos perfeitos e tentadores.
beijinhos
Oi Sandra Neiva
Fiquei curiosa para experimentar as castanhas assadas. Essa receita ficou uma delícia, quero testar em outros pratos.
Beijos
me lembra quando moravo na Italia no inverno comia castanha na braça muito bom. esse doce deve ser uma delicia!!!!!
Nunca comi assadas na brasa, mas devem ser ótimas.
Essas castanhas fizeram parte da minha infância, pena que sejam tão raras pelo brasil.
Abraço