Como fazer sopa de capeletti in brodo
Essa é uma receita que deveria ter entrado no meu blog há muito tempo, afinal de contas, sopa de capeletti é um prato que faz parte da minha vida e das minhas memórias afetivas.
Sopa de capeletti é um prato que fazia parte de quase todos os almoços de domingo na casa da minha mãe e sempre que voltamos para casa ela prepara aquela sopa rica em sabor.
A receita é simples e essa sopa é um prato típico italiano, muito comum nas mesas de seus descendentes, mas em algumas regiões do Brasil ela é bem incomum ou desconhecida. Por isso, vou compartilhar essa receita e ensinar o preparo.
Mas o que é capeletti? É uma massa em formato de um pequeno chapéu recheada com carne. Essa massa pode ser feita em casa, mas seu preparo é bastante trabalhoso. Na minha casa fazíamos capeletti caseiro quando eu era criança, mas hoje em dia compramos prontos. Eu costumo usar os caseiros que tem uma qualidade incrível e são feitos em Nova Bassano, mas é possível encontrar em muitos supermercados e casas de massas.
A sopa de capeletti é feita com um caldo saboroso à base de galinha caipira, carne bovina e massa. Uma boa sopa é feita a partir de um caldo de qualidade, para isso se deixa a carne fervendo por horas até que ela esteja desmanchando e que todo o sabor dela seja transferido para o caldo.
Aqui no sul do Brasil se costuma servir a “carne lessa”, as carnes usadas no caldo são servidas com sal para acompanhar a sopa.
Como fazer sopa de capeletti in brodo
- 2 pedaços de galinha caipira
- 1 pedaço de carne bovina com osso (escolha carnes duras)
- 4 litros de água fervente
- 600g de capeletti
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- Sal
- Queijo parmesão
- Na panela de pressão (elétrica ou convencional)
- Coloque as carnes, a cebola e o alho, adicione a água fervente e sal, deixe levantar fervura, com uma escumadeira retire as impurezas que irão subir para a superfície.
- Tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora.
- Cozimento tradicional:
- Coloque as carnes, a cebola e o alho, adicione a água fervente e sal, deixe levantar fervura, com uma escumadeira retire as impurezas que irão subir para a superfície.
- Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 2h30 a 3h, se necessário acrescente água.
- Retire a carne da panela e reserve.
- Coe o caldo para remover qualquer impureza, descarte o alho e a cebola e ajuste o sal.
- Leve a panela com o caldo ao fogo e assim que ferver coloque o capeletti e cozinhe até que esteja al dente.
- Deixe uma chaleira de água fervente à mão para acrescentar um pouco de água caso seja necessário.
- Ajuste o sal e sirva com queijo parmesão ralado e carne lessa cortada em pedaços e polvilhada com sal.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Oi Eline, boa tarde! Adorei a receita. Me ajude com uma dúvida, por favor. Quando você fala “Retire a carne da panela e reserve.”, caso eu queira fazer o capeletti em casa (massa e recheio), seria feito com essa carne que cozinhou para fazer o brodo? Obrigado!
Olá Carlos!
Eu não usaria essa carne para fazer o capeletti, pois ela já doou todo seu sabor para o caldo.
A minha mãe fazia o capeletti com carne moída, moída vária vezes para ficar bem fina, com temperos, noz-moscada..
Abraço
Obrigado!
Olá Carlos!
Que bom que você gostou.
Abraço
Boa tarde,
Achei a receita muito boa, mas ainda tenho dúvidas…
Você poderia especificar qual é a carne com osso? Não tenho nenhuma experiência em comprar este tipo de carne… nem sei o que pedir no açougue…
Ah… se usar a coxa de frango como está na foto, o caldo não fica escuro??
Agradeço as dicas!!
Olá Silvana!
Tudo bem?
Claro que esclareço as dúvidas, pode perguntar sempre.
Falando com o açougueiro diga que quer osso que tenha um pouco de carne que é para caldos/sopa.
Dependendo do local ele vai ter ossos diversos que tenham carne ou vai oferecer o ossobuco que nem sempre vale a pena, pois é meio “nobre” e acaba ficando caro. Pergunte a ele, pois nem sempre está no balcão.
Você pode ver que meu caldo não está nada escuro, o essencial é sempre ir limpando o caldo com escumadeira para evitar que ele escureça. No meu preparo eu usei galinha caipira que é mais saborosa que frango, mas sei que encontrar galinha caipira nem sempre é uma tarefa simples.
Qualquer dúvida é só me chamar.
Oi Boa tarde, estava procurando uma receita de brodo, encontrei a sua, eu e minha nora fazemos massas artesanais, inclusive cappelletti de carne e de queijo , achei sua receita ótima p fazer e vender junto c nosso cappelletti, obrigada
Olá Iva!
Que legal!! É tão importante manter a receitas artesanais vivas e espero que a minha receita ajude vocês nas vendas.
Obrigada pelo carinho!
Oi Eline !
Final do ano não passamos sem o Brodo e a Galinha Lessa. O dificil é achar capeletti de boa qualidade em São Paulo. Eu encontro essa massa de Nova Bassano aqui em São Paulo?
Oi Julio
Que legal que vocês fazem o brodo por aí. Sim, uma das maiores dificuldades da cidade grande, é achar essas receitas mais tradicionais e feitas com ingredientes de qualidade.
Se você mora na cidade de São Paulo, talvez encontre um capeletti aceitável no Hipermercado Zaffari, eles têm o hábito de levar alguns produtos regionais do sul para São Paulo, nunca será aquele capeletti caseiro do interior, mas já ajuda.
Um abraço e um bom Natal para você e sua família.
Preciso da receita de cappelletti!!!
Aqui no Rio de Janeiro não existe ninguém que venda capeletti caseiro e os que se encontram nos mercados e até nos restaurantes são abaixo da crítica. Só gosto dos que como no RS, que aqui não chegam. E AMO capeletti.
Oi Angela!
É isso mesmo, capeletti é coisa séria e ultimamente rara.
Aqui no RS se encontra bons capelettis em muitos lugares, mas também tem os de supermercado que são bem abaixo da média.
Uma hora dessas eu me animo e faço a receita para compartilhar com vocês.
Abraço
Conforme meu avô fazia coloco na hora de servir noz moscada ralada no fundo do prato, em seguida o brodo com o Capeletti e meio copo de vinho tinto e o Parmesão. Vale a pena experimentar
Ai que delícia! Já experimentei com vinho e parmesão, mas não com noz-moscada no prato, deve ficar uma delícia.
Abraço
Que ficha técnica impecável! Irei fazer! Muito obrigada!
Oi Fernanda!
Que bom que gostou!
Obrigada pelo retorno!