Acompanhamentos, Salgadas, Vegetarianas

Como fazer purê de batata cremoso e aveludado

Purê de batatas é o tipo de receita que todos sabem fazer, é um prato que se faz presente nas mesas de nossas casas, mas sempre temos algo novo a aprender e hoje eu quero te mostrar como eu faço um purê de batatas cremoso, aveludado e delicioso.

Eu aprendi a fazer purê de batatas desde novinha, junto com a minha mãe. Cozinhávamos e amassávamos as batatas, então entrava um pouco de manteiga ou creme de leite, ou dois. Levávamos a panela de volta ao fogo, mexendo e acrescentando leite. Às vezes refogávamos uma cebola na panela antes de colocar a batata amassada, outras vezes eu colocava queijo parmesão ralado junto com o leite. Enfim, sempre saia um purê gostoso e com variações.

Hoje em dia, eu posso dizer que tenho muito clara a definição de um purê perfeito, quando uso a palavra “perfeito”, quero dizer, perfeito para o meu paladar, com equilíbrio de sabor, com toda a delicadeza que um purê precisa ter e com aquele toque aveludado. Confira a receita e logo abaixo algumas ideias que irão te ajudar.

Eu selecionei também outras ideias inspiradoras como esse rústico Purê de milho verde com bacon e o delicioso Purê de grão-de-bico.

 

Como fazer purê de batata cremoso

Para decorar o purê eu preparei um Tomate cereja confit que trouxe cor e sabor marcante para contrastar com o toque delicado do purê.

 

Como fazer purê de batata cremoso

Como fazer purê de batata perfeito
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Dicas para fazer um purê de batata fácil, mas muito cremoso e aveludado.
Autor:
Categoria: Acompanhamento
Cozinha: Fácil
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Batata, Como fazer pure, Purê, Pure de batatas, Pure de batatas perfeito,
Ingredientes:
  • 800 g de batata
  • 2 folhas de louro
  • 1 dente de alho inteiro (sem casca)
  • 2 xícaras de leite
  • Água para completar
  • 100 g de manteiga gelada
  • Noz-moscada ralada
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Descasque as batatas e coloque-as em uma panela.
  2. Adicione o leite e complete com água para cobrir as batatas, adicione as folhas de louro, o dente de alho, sal e leve ao fogo. Cozinhe até que as batatas estejam bem macias.
  3. Se durante o cozimento, se formar na superfície, aquela película de nata, você pode retirá-la usando um garfo. Cozinhe com a panela semitampada e em fogo médio.
  4. Desligue o fogo, escorra as batatas, mas reserve o líquido do cozimento, descarte as folhas de louro e o alho.
  5. Amasse as batatas enquanto elas estão completamente quentes, capriche nessa etapa, pois ela te dará um purê bem aveludado (não use mixer ou processador).
  6. Adicione a manteiga gelada e cortada em cubos, sal, noz-moscada e misture bem para que ela derreta.
  7. Aos poucos vá acrescentando o leite (reservado do cozimento) bem quente, mexendo para chegar a consistência desejada.
  8. Sirva imediatamente.
 

Qual é a batata ideal?

A batata Asterix, aquela rosada é a mais indicada, por ter mais amido, mas nada te impede de usar a batata inglesa comum e fazer um purê delicioso.

 

Na hora de amassar a batata

O bom e velho amassador de batatas caseiro é a melhor solução. Eu tenho esse modelo aqui, baratinho e muito prático e atende as minhas necessidades. Também existe esse outro modelo que pode ser uma opção. Se você não tem nenhum deles, amasse com o garfo, mas capriche para obter um purê perfeitamente amassado. Deixe de lado a ideia de usar mixer ou processador, pois eles fazem que a batata libere mais amido e seu purê ficará grudento.

Se quiser fazer um trabalho ainda mais completo, depois de amassar você pode passar as batatas por uma peneira fina, mas eu confesso que acho muito trabalhoso e como vocês podem ver, meu purê fica lisinhos apenas amassando bem.

Como fazer purê de batata cremoso

Outras dicas para um bom purê de batata

  • O leite usado no cozimento ajuda a dar cremosidade e sabor às batatas enquanto cozinham e também na hora de finalizar o purê.
  • Na hora de finalizar com leite, use o leite bem quente, se necessário aqueça-o novamente.
  • Manteiga, manteiga e manteiga! Esse é o segredo de um purê aveludado e saboroso e é importante que a manteiga entre gelada no purê, isso dará brilho e delicadeza.
  • Se quiser, você pode usar creme de leite. Às vezes, quando tenho nata fresca, gosto de colocar um pouco.
  • Eu prefiro finalizar o purê sempre fora do fogo, então é importante que a batata e leite estejam bem quentes, pois levo ele imediatamente para a mesa. Isso mantém a leveza e o brilho do purê.

 

Para mim o purê perfeito é assim, cremoso, aveludado, com poucos ingredientes, sabores bem definidos, mantendo toda a delicadeza que um purê deve ter.

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.