Pãozinho de milho verde – Fofo e delicioso
Milho verde é saudável, nutritivo e versátil e hoje ele é a base de um pão fofinho e delicioso. Esse pãozinho de milho verde é fácil de fazer, o sabor de milho é delicado e o aroma que toma conta da casa é uma delícia.
Aqui em casa, adoramos fazer pequenos pãezinhos, pois assim eles podem ser facilmente congelados, na hora de comer é só tirar do congelador e levar ao microondas por alguns minutos. Veja outras ideias de pequenos pães para você fazer em casa: Pãozinho de cenoura e mel, Pão de leite fofinho e Pão de mandioquinha.
Pãozinho de milho verde
- 1 xícara de milho verde (150g)
- 200 ml de água
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de fermento biológico seco
- 3 colheres (sopa) de nata ou óleo vegetal
- ½ colher (sopa) de sal
- 5 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
- No liquidificador coloque o milho, a água e o açúcar e bata bem para obter uma mistura muito homogênea.
- Despeje o creme de milho batido em uma tigela, adicione o fermento, o ovo, a nata e misture bem com a ponta dos dedos.
- Então coloque uma xícara de farinha, misture e em seguida coloque o sal.
- Aos poucos, vá acrescentando farinha e misturando até obter uma massa que não grude muito das mãos. A quantidade de farinha pode variar.
- Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove por 15 minutos, usando farinha quando necessário.
- Acomode a massa em uma tigela, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer em lugar fechado por aproximadamente 1h15. A massa deve dobrar de volume.
- Assim que a massa estiver crescida, coloque-a na bancada enfarinhada e divida em 18 partes iguais, faça bolinhas para modelar os pãezinhos. Acomode-os em uma forma grande.
- Cubra com um pano e leve para crescer por 30 minutos.
- Leve os pães para assar por 30 minutos aproximadamente.
- Se desejar, pincele com manteiga nos últimos 5 minutos.
- Retire da forma e deixe esfriando sobre uma grade.
Posso preparar essa receita com milho em lata?
A minha receita foi feita com milho “in natura”, mas você pode sim utilizar milho enlatado, lembre-se de escorrer bem antes usar, mas a quantidade de farinha necessária pode variar. Se utilizar milho em lata, lembre de olhar o rótulo, escolha sempre os grãos livres de conservantes.
Gostou da receita do nosso pão de milho verde? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Oi, qual a temperatura do forno? Fiz com azeite e minha massa ficou com textura de massa de torta (ainda está descansando); é assim mesmo?
Olá Laurinda!
O forno é como os outros pães, entre 180 a 200C.
A massa tem que ter textura de massa de mão, elástico, você seguiu a receita à risca?
Como ficou o resultado?
Aguardo seu retorno
Oi, muito obrigada pela resposta. Não tenho experiência com pão então não sei como é a textura de uma massa de mão, mas a minha ficou bem lisinha, meio pesadinha, difícil explicar, mas diferente do que eu esperaria de pão, mas como nunca fiz é tudo novidade. A massa cresceu bem e ficou muito boa de trabalhar. Não sabia bem como fazer as bolinhas, se igual brigadeiro com as duas mãos ou empurrando na bancada como um vídeo que vi, mas no fim saíram os pãezinhos. E estavam deliciosos! Eu usei azeite porque era o único óleo que tinha. E acabei fazendo com leite. Tão acostumada em bater o milho com leite que não percebi que era água! Mas aí já tinha batido. Faz muita diferença usar o leite no lugar da água? Beijinhos e obrigada pela receita. Ah, eu até experimentei congelar alguns depois de frios. A textura muda um pouquinho, fica mais pro crocante e menos pro macio no miolo, mas requentam no forno muito bem.
Olá Laurinda !
Fico muito feliz que você esteja se aventurando no mundo dos pães.
Substituir a água por leite, pode mudar a estrutura da massa. Recomendo fazer a receita certinho á risca.
Obrigada pela confiança e carinho !
Beijo
2 perguntas?
O milho é de lata?
Com a nata fica muito melhor que óleo, creio eu, fica mais leve????
Bom tenho milho na espiga, a nata vou buscar no seu antigo emprego, {Mandarei um ola pro pessoal ha!].
Olhando esses pães pensei em fazer hambúrgueres vegetariano, só pra variar um pouco. Deve fica bom com esse pão.
Sim?
Oi Syd!
Eu usei milho in natura, mas pode ser feito com milho em lata, é bom comprar um milho mais macio um deles é o bonduelle.
Sim, nata é incrivelmente melhor, mais macio. Lá no meu antigo trabalho você vai encontrar nata.
Acho que pão de hambúrguer vai ficar uma delícia.
Beijo!
Só um pequeno Diário de bordo.
Usei uma colher de banha a +, achei a nata um pouco fraca, cisma minha. Também usei algumas sementes que eu tinha por perto, umas 50gr, de sementes de erva doce, girassol e gergelim. em cima do pão, a saída do forno foi fantástico, milho é @#$%*¨, o cheiro inundou a casa toda.
Uma Bela receita já arquivei para o futuro, mais uma vez obrigado pela receita, uma pena que não sobrou um sequer pro café da manhã, nem pra foto.
Tardo mas não falho, desculpe a demora na resposta.
Banha é sempre uma bela escolha para fazer pães.
Adorei a ideia das sementes, milho é incrível mesmo.
Que bom que mais uma receita foi testada aí na sua casa.
Espero que esteja bem e se cuidando nessa quarentena.
Fiz e foi super bem recebido aqui em casa.. uma receita foi pouco, comemos tudo em uma refeição, de tão macio e saboroso, além de ser fácil de fazer. Agradeço a Eline por testar e compartilhar essas receitas maravilhosas.
OI Fernanda!
Amando ler teus comentários aqui no blog.
Te agradeço por confiar nas minhas receitas e por colocá-las na mesa da tua família.
Beijo