Molho à bolonhesa – O verdadeiro ragu
O molho à bolonhesa é um dos mais tradicionais molhos da culinária italiana. O Ragù alla bolognese em italiano, é um molho feito com carnes originado na Bolonha, região de Emilia-Romagna, norte da Itália.
Pesquisando sobre o assunto, percebe-se que esse clássico italiano tem lá as suas variações, mas alguns pontos da receita são unanimidade como a mistura de carnes bovina e suína, vinho tinto e o leite usado para finalizar o molho.
Para um bom molho à bolonhesa é importante usar ingredientes de excelente qualidade.
A escolha do tipo de carne pode variar, mas se possível não use carne moída, compre a peça inteira e corte na ponta da faca.
Molho à bolonhesa – O verdadeiro ragu
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 400 ml de caldo de carne
- ½ xícara de vinho tinto seco
- 1 lata de tomates pelados
- 1 cenoura pequena picada amassados
- 1 talo de aipo
- 1 cebola média picada
- 50g bacon picado
- 250g de patinho picado na ponta de faca
- 250g de pernil de porco picado na ponta de faca
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara de leite
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Leve ao fogo uma panela larga, aqueça bem e coloque o bacon, frite até ele começar a dourar.
- Em seguida adicione a cebola, o aipo, a cenoura o alho e refogue.
- Em seguida adicione as duas carnes e refogue muito bem, acrescente o vinho e cozinhe mexendo até secar todos os líquidos.
- Adicione metade do caldo, os tomates pelados e sal, misture os ingredientes, tampe a panela, baixe o fogo e deixe cozinhar por 2h mexendo esporadicamente.
- Quando necessário acrescente mais caldo.
- Depois desse tempo de cozimento, com o molho mais sequinho, acrescente o leite, misture e deixe ferver em fogo baixo e sem tampa até reduzir e obter um molho levemente cremoso para usar em suas massas, lasanhas e muito mais.
Como cortar na ponta da faca
Trabalhe com uma faca afiada e com a carne resfriada.
Corte a carne em bifes, depois corte em tiras finíssimas, em seguida corte finamente no outro sentido para obter pequenos quadrados no menor tamanho possível. Agora volte a fazer novos cortes para deixar os pedacinhos ainda menores e repita até obter o tamanho desejado.
Confira a receita desse delicio Nhoque de aipim servido com molho à bolonhesa.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Oii! Fiz hoje a receita! Só no modo de preparo faltou onde acrescentar a cenoura! Um beijo!
Oi Vivian!
Espero que você tenha gostado da receita. Acabo de ver, que digitei cebola duas vezes na linha em que explico o refogodado inicial, é ali que a cenoura entra. Vou corrigir, obrigada por me avisar.
Um beijo!