Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Canapés de polenta com shimeji na manteiga

Polenta é um prato muito tradicional no Sul do Brasil, nas regiões de imigração italiana ela está presente no dia a dia de muitas famílias. A polenta é consumida cremosa quando ainda quente, mas uma das formas prediletas é a famosa polenta brustolada, que é colocada em uma chapa de ferro muito quente usada no fogão a gás ou sobre a chapa do fogão a lenha, depois de alguns minutos se cria uma deliciosa casquinha por fora e por dentro fica macia. Então aprenda a fazer esses canapés de polenta com shimeji na manteiga.

A polenta é um prato de origem simples, mas é uma delícia e muitas vezes é pouco valorizada, usando a criatividade e deixando de lado o preconceito com as coisas simples, nós podemos criar pratos saborosos e sofisticados usando esse ícone da culinária italiana que fez parte da minha criação e faz parte da minha vida atual.

Para preparar essa receita você vai precisar de cogumelos shimeji, alho poró em finas rodelas, manteiga, molho shoyu, cebolinha e pimenta. Para a base dos canapés vamos usar polenta resfriada, se possível faça uma polenta caseira e leve para geladeira por algumas horas, se preferir use polenta pronta.

Canapés de polenta com shimeji na manteiga

Canapés de polenta com shimeji na manteiga

Para preparar essa receita você vai precisar de cogumelos shimeji, alho poró em finas rodelas, manteiga, molho shoyu, cebolinha e pimenta. Para a base dos canapés vamos usar polenta resfriada, se possível faça uma polenta caseira e leve para geladeira por algumas horas ou na véspera, assim ela ficará ainda mais firme, se preferir use polenta pronta.

 

Canapés de polenta com shimeji na manteiga

Canapés de polenta com shimeji na manteiga
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essa deliciosa receita de canapés de polenta com shimeji na manteiga, se possível, prepare a polenta na véspera e deixe na geladeira para que ela fique bem firme.
Autor:
Categoria: Entradas
Cozinha: Fácil
Rende: 2 porções
Palavras-Chave:
Canapés, Polenta, Shimeji,
Ingredientes:
  • Cogumelos shimeji
  • Alho poró em finas rodelas
  • Manteiga
  • Molho shoyu
  • Cebolinha
  • Pimenta
  • Polenta resfriada (prepare na véspera)
Modo de fazer:
  1. Acenda o fogão e coloque uma forma ou frigideira antiaderente sobre a chama e aqueça muito bem, em seguida coloque as fatias de polenta e deixe cozinhando até que a base fique bem dourada, sequinha e sem grudar na forma, nesse momento vire a polenta até que o outro lado fique igual.
  2. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga, o alho poró, os cogumelos shimeji e refogue por alguns minutos, adicione um pouco de shoyu e volte a refogar, se necessário adicione uma ou duas colheres de água para cozinhar o suficiente para que os cogumelos fiquem levemente macios.
  3. Experimente, se necessário adicione sal, finalize com pimenta, adicione a cebolinha e reserve.
  4. Assim que as polentas estiverem prontas, coloque shimeji refogado sobre cada fatia, moa um pouco de pimenta e sirva.
 

Quer outras ideias para receber com muito charme? Confira essa pequena seleção Chutney de damasco, Antepasto à espanhola Queijo brie assado com mel, alecrim e nozes

 

 

Canapés de polenta com shimeji na manteiga

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.