Doces, Faça em casa, Geleias, Sobremesas, Sorvetes

Calda de butiá para sorvete

Esses dias fui para a casa dos meus pais em Nova Bassano e lá eles tem um butiazeiro, por coincidência naquele fim de semana a minha amiga Aninha Lazzaroto postou uma receita de calda de butiás que me deixou perturbada, afinal de contas sou doida por frutas ácidas e os produtos feitos com elas.

Butiá é uma fruta bem ácida e ao mesmo tempo adocicada, deliciosa, mas que azeda muito rápido depois de amadurecer, então corri pra transformar os butiás em calda. O resultado é uma calda espessa, com uma cor dourada linda e uma delícia.

Caldadebutia2



Ingredientes:
3 xícaras de polpa de butiá – sem caroço
2 1/2 xícaras de açúcar orgânico
Suco de 1/2 limão
Água

Modo de fazer: 
Coloque os butiás em uma panela com um pouquinho de água e deixe ferver por 20 minutos a partir do momento que iniciar a fervura. Bata tudo no liquidificador, passe a mistura por uma peneira até sobrar somente a fibra. Descarte a fibra.

Coloque o creme de butiá na panela, adicione o açúcar, o suco de limão e água. Leve para o fogo e conte 30 minutos após iniciar a fervura, mexa com muita frequência para não transbordar e retire a espuma que se forma na superfície.

Aos 30 minutos faça o teste do ponto, coloque um pouquinho em um pires e leve ao freezer por 2 minutos. Veja se atingiu o ponto desejado, caso contrário, deixe ferver por mais tempo, testando de 5 em 5 minutos.

Deixe esfriar e conserve na geladeira.

Caldadebutiá

Calda de butiá

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *