Bolos, Doces, Sobremesas

Petit Gâteau – O original

A sobremesa Petit Gâteau é famosa no Brasil, é difícil encontrar algum cardápio de restaurante que não tenha esse bolinho. O problema é que nem sempre é feito com ingredientes de qualidade e o muitas vezes é cozido por dentro então acaba virando um bolo.
Em uma das provas do MasterChef Brasil da Band, o desafio era preparar o Petit Gâteau perfeito, foi uma prova dramática, pois uma das participantes fez o bolinho perfeito e na hora de finalizar trocou açúcar confeiteiro por sal e essa falha culminou na sua eliminação. Além disso, a maioria dos participantes nunca tinha feito um petit gâteau, nessa hora parei pra pensar que é uma das receitas que eu ainda não tinha feito, então eis um bom motivo pra ir pra cozinha.
Nesse programa também fiquei sabendo que quem trouxe o bolinho para o Brasil foi o jurado do programa e Chef francês Erick Jacquin. Segundo ele um chef francês, Michel Bras criou um bolo morno de chocolate derretido, que mais tarde foi apelidado de petit gâteau.

Confira abaixo receita do próprio chef Erick Jacquin.

 

Petitgateau

 

Ingredientes: 
5 ovos inteiros

5 gemas
250g de chocolate meio amargo (barra)
110g de açúcar
270g de manteiga
100g de farinha de trigo

Modo de fazer:
Em uma tigela grande coloque as gemas, os ovos inteiros e o açúcar, usando um fouet (batedor de arame) misture tudo muito bem.
Em outro recipiente coloque a manteiga e o chocolate e leve para o microondas por uns 4 minutos, durante esse tempo abra o microondas e misture os ingredientes. Deixe o tempo suficiente para derreter os ingredientes, não deixe aquecer mais do que o necessário.
Adicione a farinha e o chocolate derretido aos ovos e continue misturando.
Coloque a massa em forminhas bem untadas com manteiga, coloque as forminhas dentro de uma forma maior e leve para assar em forno preaquecido a 200C por 5 a 8 minutos. No meu caso levou oito minutos, pois a massa estava resfriada.
Desenforme ainda quente e delicadamente, sirva com sorvete e ou morangos.
Decore com calda de chocolate, açúcar de confeiteiro, geleia de morango…
Dicas: 
– O ponto correto do petit gâteau é um de um bolinho por fora e líquido e cremoso por dentro.
– Para ter certeza que os bolinhos estão no ponto retire um do forno e desenforme. No meu teste o primeiro desandou e em seguida os outros já estavam perfeitos e incríveis.
– Você pode deixar a massa por 4 a 5 dias na geladeira.
Rende 4 unidades
Fonte da receita: Veja SP
Petitgateau1
Petit Gâteau
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *