Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Canapés de polenta com shimeji na manteiga

Polenta é um prato muito tradicional no Sul do Brasil, nas regiões de imigração italiana ela está presente no dia a dia de muitas famílias. A polenta é consumida cremosa quando ainda quente, mas uma das formas prediletas é a famosa polenta brustolada, que é colocada em uma chapa de ferro muito quente usada no fogão a gás ou sobre a chapa do fogão a lenha, depois de alguns minutos se cria uma deliciosa casquinha por fora e por dentro fica macia.

A polenta é um prato de origem simples, mas é uma delícia e muitas vezes é pouco valorizada, usando a criatividade e deixando de lado o preconceito com as coisas simples, nós podemos criar pratos saborosos e sofisticados usando esse ícone da culinária italiana que fez parte da minha criação e faz parte da minha vida atual.

Eu preparei um canapé que tem como base a polenta brustolada e é coberto por cogumelos shimeji salteados na manteiga para harmonizar com o semi espumante grego Deus Rose. A bebida é leve, adocicada com delicadeza e de cor forte de cereja, leve e com sabor frutado.

 

Canapés de polenta com shimeji na manteiga

Para preparar essa receita você vai precisar de cogumelos shimeji, alho poró em finas rodelas, manteiga, molho shoyu, cebolinha e pimenta. Para a base dos canapés vamos usar polenta resfriada, se possível faça uma polenta caseira e leve para geladeira por algumas horas, se preferir use polenta pronta.

Modo de fazer:
Acenda o fogão e coloque uma forma ou frigideira antiaderente sobre a chama e aqueça muito, em seguida coloque as fatias de polenta e deixe cozinhando até que a base fique bem dourada, sequinha e sem grudar na forma, nesse momento vire a polenta até que o outro lado fique igual.

Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga, o alho poró, os cogumelos shimeji e refogue por alguns minutos, adicione um pouco de shoyu e volte a refogar, se necessário adicione uma ou duas colheres de água para cozinhar o suficiente para que os cogumelos fiquem levemente macios. Experimente, se necessário adicione sal, finalize com pimenta, adicione a cebolinha e reserve.

Assim que as polentas estiverem prontas, coloque shimeji refogado sobre cada fatia, moa um pouco de pimenta e sirva.

Esse vinho e o espumante são os rótulos super selecionados que recebi da Winelands.

Vinho Chileno Domaine Oriental – Carmenere e Semi Espumante Grego Deus – Rose